O arquiteto Frank Gehry - Foto: divulgação
O arquiteto Frank Gehry – Foto: divulgação


Frank Gehry
é nome para ficar de olho! Condecorado com um Pritzker, prêmio internacional de arquitetura, o norte-americano vem estreitando laços com o universo da moda. Além de assinar uma coleção de bolsas para a Louis Vuitton ao lado de Karl Lagerfeld e Christian Louboutin, o arquiteto é o nome por trás da fundação da maison, enorme construção de vidro que abre as portas dia 27 de outubro com direito a 11 galerias de arte e um auditório para 350 pessoas.

A Fundação Louis Vuitton projetada por Frank Gehry - Foto: reprodução
A Fundação Louis Vuitton projetada por Frank Gehry – Foto: reprodução

Construída a partir de 3.600 painéis de vidro em dinâmica 3D, o prédio instalado no Jardin d’Acclimatation, em Paris, se propõe a apoiar e promover a arte contemporânea em plano nacional e internacional com acervo de obras do séculos XX e XXI. Para a inauguração, uma exposição temporária dedicada a própria construção do edifício.

Vitrine da Louis Vuitton idealizada pelo norte americano - Foto: reprodução
Vitrine da Louis Vuitton idealizada pelo norte americano – Foto: reprodução

“Queríamos dar a Paris um lugar excepcional de arte e cultura e confiamos a Frank Gehry a realização de um prédio icónico do século XXI”, declarou Bernard Arnault, presidente e diretor executivo da LVMH que conheceu o arquiteto em 2001, depois de uma visita ao Guggenheim de Bilbao, museu projetado pelo arquiteto.

as lojas ganham roupagem náutica com referência direta a cascos e velas de barcos - Foto: divulgação
as lojas ganham roupagem náutica com referência direta a cascos e velas de barcos – Foto: divulgação

E a relação de Gehry com a grife não para por aí, são dele as vitrines dedicadas a coleção de inverno 2014 da marca, a primeira assinada por Nicolas Ghesquière. A partir de setembro, as lojas ganham roupagem náutica com referência direta a cascos e velas de barcos inspiradas no trabalho do abstrato do pintor minimalista Frank Stella.