A woman holds a picture of her dead husband - Foto: Gabriel Chaim
A woman holds a picture of her dead husband – Foto: Gabriel Chaim

Por Paula Jacob

Colocando em pauta um dos temas mais atuais para o espaço artístico, Gabriel Chaim retrata a guerra da Síria de forma única e sublime. Em Filhos da Guerra: O Custo Humanitário de um Conflito Ignorado, feita em parceria entre a Zipper Galeria e oHuman Rights Watch, o fotógrafo e documentarista expõe parte de seu vasto material sobre o conflito, que acompanha desde 2013, quando foi um dos poucos a conseguir cruzar a fronteira do país com a Turquia, se instalando em Kobane.

Child running through the Rubble of the city of Aleppo. Aleppo, Syria on May 9, 2014 - Foto: Gabriel Chaim
Child running through the Rubble of the city of Aleppo. Aleppo, Syria on May 9, 2014 – Foto: Gabriel Chaim

A tensão, desespero, orgulho e esperança ganham novos significados em imagens gigantescas, considerando o padrão de imagem documental, que fazem qualquer um questionar o belo por trás de cada detalhe. Com curadoria de Marcello Dantas, as nove imagens e o video, instalado no espaço Zip’Up, trazem os diversos olhares sobre a guerra. Das mães, mulheres, crianças e algozes em cenários que, infelizmente, parecem ter saído de um filme de ficção científica ou mundo pós apocalíptico.

Young Soldier of Jaish al Mujahideen group in Aleppo, Syria | June 21, 2014 - Foto: Gabriel Chaim
Young Soldier of Jaish al Mujahideen group in Aleppo, Syria | June 21, 2014 – Foto: Gabriel Chaim

Todos os olhares dos personagens das fotos conversam com você espectador de uma maneira única. Por bem ou por mal, fazem você questionar o que foi sábio colocar como título da exposição. Ainda mais tênue do que a linha entre o certo e o errado, a mostra interioriza a grande questão da arte – o que é o belo? Gabriel Chaim mais uma vez mostra todo o seu talento e dedicação profissional em mostrar os custos de uma guerra. Aberta até 16 de janeiro. Não perca!

Destruction caused by the war in Salahideen neighborhood in the center of Aleppo, Syria, on June 21, 2014 - Foto: Gabriel Chaim
Destruction caused by the war in Salahideen neighborhood in the center of Aleppo, Syria, on June 21, 2014 – Foto: Gabriel Chaim