Nesta terça-feira (06.08), Gilberto Gil reuniu a imprensa em São Paulo para anunciar a última turnê de sua carreira. Com 30 shows planejados – 20 em território nacional e 10 em solos internacionais -, o projeto chama-se “Tempo Rei – Última Turnê” e tem a primeira apresentação em Salvador, no dia 15 de março de 2025.
“São quase 70 anos, então é um bocado de tempo. E é uma forma de amadurecimento, para que decidíssemos que esse ciclo todo chegaria ao final, foi uma decisão normal. Foi uma decisão do passar do tempo mesmo, fomos nos convencendo de que é preciso chegar uma hora e dizer ‘não’, chega de tanta correria por aí”, afirma o músico com tranquilidade que este é o momento para desacelerar.
Com uma conversa mediada por Sarah Oliveira, Gil revisitou um pouco de sua história até o momento da decisão. “Há muito tempo venho pensando, digamos assim, em desocupar meu tempo”, disse logo no começo da conversa. “Cantar, tocar, fazer música, gravar, viajar, encontrar jornalistas e fãs, aviões, trens, ônibus… Tudo isso ocupa um tempão danado.”
Aos 82 anos, Gil revela que percebe as diferenças do tempo em seu dia a dia. “É difícil porque, por exemplo, não saber acender o fogão de casa, é uma complicação. Chego na frente do fogão, já vi Cleo e Flora fazendo, sei que aperta um botão e aparece uma faísca. Mas o tempo foi passando, passando e foi ficando uma coisa cada vez mais difícil para mim”, conta com bom humor. “Quando ser leve ou pesado deixa de fazer sentido, como diz uma de minhas músicas. É peso, sim, porque tudo pesa. Mas é leveza também, porque tudo sobe, flutua. Pelo menos, é assim que a gente quer.”
A turnê percorrerá as principais capitais do País refletindo sobre o tempo. Com mediação de Sarah Oliveira e participação do próprio cantor, além de Flora Gil (diretora da Gege Produções e que será produtora associada nesta turnê), além de Rafael Dragaud e Pepeu Correa, diretor artístico e CEO da 30e, respectivamente. A turnê tem patrocínio da Rolex.
E fique atento: a pré-venda para clientes Banco do Brasil já começa no dia 19 de agosto, com as vendas para o público geral abertas no dia 22. Abaixo, veja as datas e locais da turnê no Brasil:
15 de março de 2025 – Salvador – Casa de Apostas Arena Fonte Nova
29 de março de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
30 de março de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
11 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque
12 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque
07 de junho de 2025 – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha
14 de junho de 2025 – Belo Horizonte – Arena MRV
05 de julho de 2025 – Curitiba – Ligga Arena
09 de agosto de 2025 – Belém – Estádio Mangueirão
15 de novembro de 2025 – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
22 de novembro de 2025 – Recife – Classic Hall