
Giorgio Armani está completando 86 anos de idade nesta quinta-feira (11.07) e é um grande ícone do universo da moda. Nascido na Itália, o designer sonhava em ser médico, mas, depois de três anos cursando uma universidade na área, foi servir o Exército e acabou se apaixonando pelo mundo fashion ao comparecer a apresentações na Arena de Verona.
Quando terminou seu tempo no Exército, em 1957, Armani conseguiu um emprego de vitrinista na Rinascente, uma loja de departamento em Roma. Porém foi quando trabalhou como vendedor do setor masculino que se familiarizou com o marketing de moda. Na metade da década de 60, o italiano foi contratado pela empresa de Nino Cerruti, onde criava roupas e coleções para homens.
Só depois de trabalhar com Cerruti e atuar como freelancer para diversas manufaturas que o estilista decidiu abrir sua própria marca. Foi 1975 que nasceu a Giorgio Armani S.p.A. que, com o passar do tempo, se dividiu em diversas labels, como Emporio Armani e Armani Exchange. Além de marcar a indústria fashion, Armani também atuou ativamente no mundo do cinema, pelo qual é apaixonado. Veja alguns filmes em que o renomado designer assinou o figurino:
“Gigolô Americano” (1980)

Em 1980, apenas cinco anos depois de ter estabelecido a sua marca, Armani foi convidado para criar o figurino do personagem de Richard Gere em “Gigolô Americano”. O filme fez com que a grife fosse reconhecida internacionalmente pela alfaiataria masculina, principalmente por criar ternos elegantes, delicados e leves.
“Os Intocáveis” (1987)

Para criar um estilo inspirado na máfia de Chicago nos anos 1930, Armani usou casacos oversized, chapéus e ternos com cintos para vestir Kevin Costner, Robert De Niro e Sean Connery em “Os Intocáveis”.
“O Ano Mais Violento” (2014)

Armani foi responsável pelo figurino usado por Jessica Chastain no filme “O Ano Mais Violento”, de 2014. A amizade entre o designer e a atriz – a quem já havia vestido para premiações – foi o que abriu as portas para o trabalho neste filme.
“O Lobo de Wall Street” (2013)

Em 2013, Armani trabalhou ao lado de Sandy Powell, figurinista ganhadora de diversos Oscars, para vestir o personagem de Leonardo DiCaprio, em “O Lobo de Wall Street”. Além disso, os arquivos da marca ajudaram Sandy a recriar um figurino mais próximo ao real “estilo de Wall Street”, no anos 1990.
“Elysium” (2013)

Para representar a Ministra da Defesa que comanda a estação espacial Elysium, Jodie Foster usou criações do designer italiano no filme “Elysium“. A figurinista April Ferry convidou Armani para criar três ternos e dois vestidos, em cores metálicas para a personagem, de maneira que refletisse a personalidade intransigente da personagem.
“O Guarda-Costa” (1992)

Para o icônico “O Guarda-Costa”, Kevin Costner vestiu peças criadas pelo fundador da Armani.