Em 1999, Fernanda Montenegro recebeu indicação por sua atuação em Central do Brasil. No mesmo ano, o longa foi premiado como Melhor Filme Internacional – Foto: Getty

O Brasil celebra um marco significativo no Globo de Ouro 2025, com o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, concorrendo na categoria de Melhor Filme de Língua Não Inglesa. Além disso, a atriz Fernanda Torres está indicada como Melhor Atriz em Filme de Drama por sua interpretação no mesmo longa. 

Ainda Estou Aqui já conquistou diversos prêmios internacionais, incluindo Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza e o Prêmio do Público no Festival Internacional de Cinema de Vancouver.

Relembre outros longas e atores brasileiros que já foram indicados ao prêmio. 

1960 – Orfeu Negro

Embora falado em português e inspirado na peça de Vinicius de Moraes, o longa venceu como Melhor Filme Estrangeiro, mas o prêmio foi atribuído à França, já que foi dirigido por Marcel Camus.

1982 – Pixote: A Lei do Mais Fraco

Dirigido por Héctor Babenco, cineasta argentino-brasileiro, o filme disputou na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

1986, 1989 e 1995 – Sônia Braga

A atriz foi indicada três vezes ao Globo de Ouro:

– 1986: Por seu papel coadjuvante em O Beijo da Mulher Aranha.

– 1989: Por Luar Sobre o Parador.

– 1995: Pela série Amazônia em Chamas.

1996 – Daniel Benzali

O ator brasileiro-americano foi nomeado na categoria de Melhor Ator em Série de Drama por seu trabalho na série Murder One.

1999 – Fernanda Montenegro

A atriz recebeu indicação por sua atuação em Central do Brasil, de Walter Salles. No mesmo ano, o longa foi premiado como Melhor Filme Internacional.

2002 – Cidade de Deus

Dirigido por Fernando Meirelles e codirigido por Kátia Lund, o filme concorreu como Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para Fale com Ela, de Pedro Almodóvar.

2016 – Wagner Moura

O ator foi indicado à categoria de Melhor Ator em Série Dramática por sua atuação em Narcos, produção que também concorreu como Melhor Série de Drama, mas perdeu a estatueta para Jon Hamm, ator de Mad Men.