Cartazes do Projeto Heist Films Entertainment de Gustavo Von Ha   - Fotos: Divulgação
Cartazes do Projeto Heist Films Entertainment de Gustavo Von Ha – Fotos: Divulgação

Por Anna Del Mar,

Gustavo Von Ha inaugurou nessa semana, na A Window in Berlin, em Berlim, o Projeto Solo, uma expo sobre trailers e cartazes de filmes que não existem. Com o objetivo de discutir limites entre realidade e ficção, mecanismos de produção de imagem, indústria cultural, celebridade instantânea e propriedade intelectual, o projeto Heist Films Entertainment consiste na invenção de uma empresa fictícia para criar trailers de filmes também imaginários.

“A explosão das novas mídias mudaram a relação que temos com a informação. Vivemos em um momento onde qualquer pessoa pode jogar informações na rede e multiplicar versões de um mesmo assunto”, explica o artista, ressaltando que todo mundo pode ser um produtor de informação audiovisual. “Esta reprodutibilidade técnica da imagem desfaz sua autenticidade, seu caráter único e original. Nesse contexto, o improviso é um dado importante no processo de criação de imagens”, completa ele que mesclou seu casting entre atores profissionais e amadores.

Outros dois cartazes do Projeto Heist Films Entertainment de Gustavo Von Ha - Fotos: Divulgação
Outros dois cartazes do Projeto Heist Films Entertainment de Gustavo Von Ha – Fotos: Divulgação

“Nas filmagens do Heist Films Entertainment, os atores recebem suas falas minutos antes da gravação. Em cena eles têm que preencher as lacunas com improvisos”, conta Gustavo sobre o formato das gravações criadas em cinemas como no Reserva Cultural, em SP, e outras salas em Atlanta e Los Angeles. “É necessário repensar o papel do artista nos dias de hoje”.

Exibidos na internet e em salas de cinema, os trailers são acompanhados de todos os aparatos de divulgação utilizados pela indústria cinematográfica. Mas não para por ai, o projeto desdobra-se em diversas plataformas, tendo como objetivo final a exibição de todo material em um museu com direito a filmes projetados em uma sala preenchida com objetos de cena, stills dos filmes impressos e documentos decorrentes do processo de produção dos trailers.

O Heist Films Entertainment é um projeto itinerante e a próxima parada já está marcada! Será no MON , Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, em 2014.