Carolina Ferraz estrela o novo filme de Gustavo von Ha. Foto: Divulgação[/caption]

Gustavo von Ha lança, nesta quinta-feira (23.04), seu novo projeto, intitulado “A Casa do Grito”. O curta (criado a partir de cinco fragmentos de vídeo), com 12 minutos, traz Carolina Ferraz no papel principal e participações dos atores Leonardo Medeiros, Otavio Martins, Renata Bastos e Johnny Luxo, além de Veronica Pires, uma sósia de Madonna que dança em frente à famosa pintura “Independência ou Morte”, dentro da Sala da Independência.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

O filme traz faz uma ode às famosas novelas brasileiras (inclusive, uma célebre frase de uma personagem de Carolina é dita novamente em cena, em outro contexto). “Interesso-me por essas manifestações não apenas porque nascem da imitação, mas também porque carregam a contradição entre a aparência e a essência da sociedade brasileira”, explica o diretor à Bazaar.

A narrativa foi construída pela repetição das cenas em meio a erros de gravação. Também traz à tona problemas enfrentados por instituições que estão sob ameaça de desaparecer. Inclusive, em outros vídeos da série aparece a técnica tableaux vivants (modelos vivos), que parecem compor uma fotografia em eterno looping. A técnica foi bastante utilizada para a produção de pinturas neoclássicas.

O filme material será exibido na quinta-feira (23.04), a partir das 18h, aqui embaixo. Depois do livestreaming, o vídeo ficará disponível no IGTV tanto no nosso Instagram (com legendas em inglês) quanto no do site RG.

LIVRE ACESSO

O filme foi rodado no Museu Paulista da USP e no Parque da Independência, na capital paulista. O diretor teve permissão do próprio Museu da Independência e da SP Film Commission para rodar em seu interior, que está fechado para visitação (a previsão – antes da Covid-19 – era que o museu reabrisse em 2022).