Harrison Ford em 2019 – Foto: Getty Images

Nascido em Chicago, Harrison Ford é um dos atores mais queridos do cinema norte-americano e completa 79 anos nesta terça-feira (13.07). Ele começou a carreira em séries de TV na década de 1960 e ganhou seu grande break em 1977, ao lado do diretor George Lucas, quando estrelou o episódio IV da série “Star Wars“, na pele de Han Solo, que sobreviveu a vários filmes da saga.

Em sua homenagem, Bazaar lista aqui cinco filmes imperdíveis de Harrison Ford para maratonar:

Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança

Harrison Ford como Han Solo – Foto: Divulgação

Papel: Han Solo
Ano: 1977
Han Solo é um viajante autonomo que faz freelance pelas galáxias a bordo da sua inseparável nave Millennium Falcon e do co-piloto Chewbacca. O personagem fez tanto sucesso que apareceu em outros cinco filmes da saga de George Lucas.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Harrison Ford como Indiana Jones – Foto: Divulgação

Papel: Indy
Ano: 1981
Este filme marcou a parceria de sucesso do ator com o diretor Steven Spielberg, que resultou em uma saga de quatro longa-metragens e uma série de TV. Ele vive o aventureiro Indy, para os íntimos, que é contratado pelo governo norte-americano para encontrar a Arca da Aliança, onde a tábuas dos dez mandamentos e outros objetos sagrados teriam sido guardadas, antes dos nazistas.

Blade Runner

Harrison Ford como Rick Deckard – Foto: Divulgação

Papel: Rick Deckard
Ano: 1982
Ridley Scott fez história com o filme de ficção científica que conta a história e os conflitos pessoais do caçador de andróide Rick Deckard. O longa ganhou um spin off em 2017, sob direção de Denis Villeneuve, com Ford e Ryan Gosling no elenco.

A Testemunha

Harrison Ford como John Book – Foto: Divulgação

Papel: John Book
Ano: 1985

Este drama de Peter Weir foi um sucesso na década de 1980, principalmente por retratar uma sociedade extremamente reclusa, os Amish. Harrison Ford vive o policial John Book, que é encarregado de proteger uma criança que foi testemunha de um assassinato. Por este papel, Ford foi indicado ao Oscar de melhor ator.

Uma Secretária de Futuro

Harrison Ford como Jack Trainer – Foto: Divulgação

Papel: Jack Trainer
Ano: 1988

O filme de Mike Nichols foi um marco dos anos 1980 ao falar sobre o empoderamento feminino em meio a um mundo de negócios liderado por homens. Ao lado de Melanie Griffith e Sigourney Weaver, Harrison Ford deu vida ao engrassadíssimo executivo Jack Trainer.