Morreu nesta segunda-feira (13.08) a editora Helen Brown, que durante 32 anos dirigiu a revista Cosmopolitan nos EUA. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas Helen estava internada no hospital NewYork-Presbyterian, na Universidade de Columbia, há alguns dias. Autora do livro Sex and the Single Girl, ela assumiu a publicação em 1965 e a dirigiu até 1997. Depois, foi apontada como editora-chefe das operações globais da Cosmopolitan International, cargo que ocupou até a sua morte.
“Helen foi uma das maiores editoras de revistas e uma das grandes escritoras do mundo, uma verdadeira pioneira para as mulheres no jornalismo”, afirma a Hearst – que edita o título – em comunicado oficial.
A editora brasileira Fatima Ali, que trabalhou com Helen por quase 20 anos (entre 1973 e 1990), comenta seu legado: “Helen foi uma das três maiores editoras de revista que os Estados Unidos já tiveram. Ela era um talento editoral, comercial e sabia entender a leitora como ninguém. Fez sozinha uma revista de grande sucesso, influenciou as mulheres pensando no sexo de uma forma só dela. Foi um privilégio tê-la como parceira e mentora.”