Trabalho à todo vapor na Saatchi de Londres - Foto: Divulgação
Trabalho à todo vapor na Saatchi de Londres – Foto: Divulgação

Por Everton Barreiro

Aqueles que estavam na capital inglesa dos dias 21 a 27 de maio tiveram a oportunidade de visitar um dos eventos mais badalados de moda em Londres deste mês. A marca de luxo francesa Hermès reproduziu o ambiente de seus ateliês da França na prestigiada galeria de arte londrina Saatchi.

Bordados à mão da Hermès - Foto:  Everton Barreiro/Harper's Bazaar
Bordados à mão da Hermès – Foto: Everton Barreiro/Harper’s Bazaar

Festival de Métiers – A Rendez-Vous exibiu o trabalho impecável de dezenas de artesãos dos vários ateliers de Paris e outras partes da França, explicando o processo minucioso e demorado em trabalhar com materiais de qualidade – seda de Lyon, couro italiano.

Desenhos e referências em exposição - Foto:  Everton Barreiro/Harper's Bazaar
Desenhos e referências em exposição – Foto: Everton Barreiro/Harper’s Bazaar

Na ocasião, os convidados entenderam todos os detalhes e “segredos” de produção da tradicional marca francesa, como, por exemplo: é preciso um mês para produzir uma echarpe de seda com estampa em quarenta e oito cores e um dia para terminar a produção de uma gravata. Os artesãos revelaram também o treinamento árduo que receberam e suas relações com a empresa de luxo.

Confecção de relógios da Hermès - Foto:  Everton Barreiro/Harper's Bazaar
Confecção de relógios da Hermès – Foto: Everton Barreiro/Harper’s Bazaar

A mostra Festival de Métiers – A Rendez-Vous vai viajar por outras capitais mundiais. Bazaar espera que o Brasil seja um dos destinos!