Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Entre os dias 27 de junho e 15 de julho, o artista Houssein Jarouche apresenta a mostra individual “Life Signs” na Taglialatella Gallery, no Chelsea, em Nova York.  A nova série de Jarouche é o ápice de um vocabulário semântico que ele vem construindo nos últimos anos. Nela a sua obsessão por fitas adesivas, elemento principal que o conecta ao universo pop, a comunicação direta e o caráter semiótico demonstram um claro questionamento sobre conflitos atuais e questões históricas no Oriente Médio, sua terra de origem e outras regiões.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Neste trabalho, o artista vincula uma pesquisa de arabescos associados a palavras de ordem e paz. São colagens que remetem a serigrafias panfletárias de teor político, muito comuns da vanguarda figurativa na América Latina da década de 1960, mas que neste momento mostra fatos atuais da sociedade global e sua complexidade.

O elemento hexagonal é o foco dessa série, que, ao ser abstraído e deslocado de sua função como base do decorativismo, se torna elemento primário de sinalização universal. Com palavras de ordem, o artista chama a atenção para a conscientização da realidade que vivemos hoje. Fundindo a geometria oriental com uma construção imagética da pop art ocidental, há uma forte demarcação do pensamento geopolítico e crítico de Jarouche nas obras, que tem na sua origem o alicerce e ao mesmo tempo o contraponto de sua visão estética.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Arte islâmica

Bebendo da fonte da arte islâmica com sua tendência para o abstracionismo, o artista originou-se como uma transgressão sutil, quebrando paradigmas e abrindo vertentes, o que não tardou para se tornar o ponto fundamental estilístico de seu trabalho.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sua arte sintetiza sua biografia, na qual suas origens convivem ativamente e em harmonia com o mundo ocidental. Segundo o historiador Ibn Rashek “os árabes reservam para si a arte do verbo” e é exatamente esse ponto que liga os dois universos, a palavra, seus símbolos e signos. A arte de Jarouche privilegia o léxico, seja nas fitas adesivas com palavras impressas, seja nas serigrafias ou nas colagens. A mensagem é de um homem contemporâneo atento ao seu tempo.

Taglialatella Galleries, New York
229 Tenth Avenue, New York,
New York 10011.

Leia mais:
“Não foi fácil ter que brigar por um espaço que deveria ser de todos”, diz Lellê sobre a batalha do passinho
Lázaro Ramos canta para crianças
“Rockteman”: os altos e baixos de Elton John