Inês Schertel exibe mostra de design feita com lã

Exposição é resultado de um processo manual, intuitivo e produzido com envolvimento e respeito a cada etapa

by Ligia Kas
Mostra de Inês Schertel em São Paulo - Foto: Divulgação

Mostra de Inês Schertel em São Paulo – Foto: Divulgação

A Galeria Bolsa de Arte de São Paulo apresenta a exposição “Lanares”, da designer gaúcha Inês Schertel. A mostra é composta por tapeçarias, luminárias, cestos, bancos e objetos de design, além de uma grande instalação. Tudo criado a partir de lã de ovelha.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Inês apresenta não apenas peças criadas em sua pacata vida na fazenda em São Francisco de Paula, no interior do Rio Grande do Sul, mas também resultados de um processo manual, intuitivo e produzido com envolvimento e respeito a cada etapa.

Desde que se mudou de São Paulo com marido, ela cuida de um rebanho de ovelhas que lhe fornecem a matéria-prima para a confecção de sua produção.

Criadas com amor, as ovelhas recebem a tosquia obrigatória anualmente, então a matéria-prima é selecionada e processada pela artista até receber novas formas, novos usos e novos significados.

A técnica utilizada por Inês é ancestral, foi aprendida em diversas viagens, incluindo o Quirguistão, na Ásia Central, onde a artista aprendeu e trabalhou com povos nômades essa arte que remonta mais de 3.000 anos. A técnica é tão antiga que surgiu antes mesmo de inventarem o tear e o fio. Consiste na fricção manual das fibras que, em dado momento, encolhem, dando lugar ao feltro.

Principal representante do movimento Slow Design no Brasil, Inês tem um processo único e original, produzido com paixão e que valoriza o reaproveitamento de um material nobre não mais necessário aos animais.

Galeria Bolsa de Arte de São Paulo: rua Mourato Coelho, 790 – Vila Madalena, São Paulo. Tel. (11) 3812-7137

Leia mais:
Japan House recebe a mostra têxtil de Reiko Sudo 
Amarre-se com a alfaiataria desconstruída
Primeira edição do Cardume promete apoio a sustentabilidade 
Como usar o feng shui de plantas e flores em sua casa
Como usar bolsas elegantes na decoração da sua casa
Seis objetos de desejo com design nacional