Japan House expõe “Arqueologia do Futuro”, de Tsuyoshi Tane

Arquiteto mostra 15 trabalhos, projetados entre 2006 e 2019

by Beatriz Poletto
Foto: Mario Daloia

Foto: Mario Daloia

Passado e futuro são as chaves dos projetos do arquiteto japonês Tsuyoshi Tane, que expõe 15 dos seus trabalhos na Japan House. “Tsuyoshi Tane, Arqueologia do Futuro” fica em cartaz de 6 de agosto a 13 de outubro de 2019, e é um convite para um mergulho pelo processo criativo de desenvolvimento de projetos do profissional.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Instalada no segundo andar do centro cultural, a mostra retrata o universo criativo de Tane. São apresentados projetos criados entre 2006 e 2019, representados por meio de 600 objetos, entre eles cinco maquetes de grande porte, modelos de estudo e os mais diversos materiais e utensílios encontrados nos locais de cada projeto. Além disso, cerca de 2.000 imagens ocupam o espaço expositivo, das paredes ao chão.

Foto: Mario Daloia

Foto: Mario Daloia

O arquiteto realiza uma pesquisa arqueológica, seguindo seu Manifesto ’Arqueologia do Futuro’, em que ele busca histórias e referências locais para a elaboração de cada concepção, e que, de alguma forma, servirão como inspiração para o futuro. Dentro desta lógica, sua arquitetura manifesta as memórias do lugar como princípio norteador dos projetos.

Com curadoria do próprio Tsuyoshi Tane, a exposição foi pensada de forma a atrair e despertar os sentidos do espectador. “Tane tem uma filosofia arquitetônica muito especial, buscando a criação de lugares, e não de espaços simplesmente funcionais ou vazios. Lugares com memória e sentido, com capacidade para melhorar o futuro”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

Foto: Mario Daloia

Foto: Mario Daloia

Programação paralela

Integrando as atividades da exposição ”Tsuyoshi Tane, Arqueologia do Futuro”, o arquiteto ministra palestras na semana de abertura da mostra. No dia 6 de agosto, o arquiteto falou sobre sua trajetória e conceitos no IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, no centro de São Paulo. Já nesta quinta-feira (8), integrando o ciclo de palestras organizado pela Japan House São Paulo e a Arq. Futuro, “Projetando Instituições Culturais: Desafios Contemporâneos” acontece um bate-papo entre ele e o arquiteto brasileiro Thiago Bernardes, do Bernardes Arquitetura, às 19h. Ambos eventos são abertos ao público, com vagas limitadas e retiradas de senhas na recepção da Japan House São Paulo uma hora antes dos eventos.

Leia mais:
Iris Apfel: exposição promete tour pelo guarda-roupa da fashionista 
Rick Owens mergulha na literatura e lança duas obras em setembro
Museu no Brooklyn apresenta exposição sobre Pierre Cardin