Abre nesta sexta-feira (30.11) ao público a exposição Casaleria, com curadoria de João Pedrosa. A mostra é feita do conjunto de 150 peças de 14 coleções, colecionadas por 35 anos que, juntas, criam uma espécie de salon du collectioneur.
“A idéia é a simplicidade de formas, ergonomia no uso, durabilidade de material e consistência de idéias. A montagem e exposição das coleções na galeria segue o mesmo princípio em minha casa”, explica Pedrosa.
A exposição atravessa mais de 100 anos, desde peças do final do século 19 e começo do 20, nos estilos arts & crafts e art nouveau, passando pelo art déco, pelo streamline, ou estilo aerodinâmico, que é o nascimento do design industrial, e algum anos 1940, e tendo muita ênfase e foco nos anos 50, 60 e 70, chegando até o século 21, com o europeu Hervé van der Straeten.
Os trabalhos de arte mais recentes estão na forma de fotografias contemporâneas. “Outras peças são coisas pontuais de um artista, formato, ou tipo específico, que despertaram minha atenção, como o chargista J.Carlos, a tapeçaria francesa dos anos 1950 de Jocelyne Antoine, gravuras do Sertum Palmarum Brasiliensium, de 1903, arte africana, pratas, bronzes e até acessórios decorativos, como luminárias e afins”, resume o curador.
A exposição fica em cartaz até o dia 19 de janeiro, na Galeria Berenice Arvani (Rua Oscar Freire, 540, SP). Must see!