Mais que uma retrospectiva, “MMXXV” simboliza o encerramento de um ciclo criativo – Foto: Divulgação

Aos 72 anos, Klaus Mitteldorf chega a um ponto de virada. Após cinco décadas de fotografia, 16 livros publicados e passagens por museus como MASP, MAM, Pinacoteca, MAB Faap e o Museu Ludwig de Colônia, o artista apresenta a exposição “MMXXV”, que abre no dia 28 de agosto de 2025, no Espaço Carcara Photo Art, durante a SP Arte Rotas, na ARCA, em São Paulo.

A mostra traz cerca de 100 imagens, entre séries inéditas como Pandemia, Entre Espelhos e Identidades. Curada por Rubens Fernandes Junior, a seleção reflete a inquietação estética de Mitteldorf, reconhecido desde os anos 1970 como um dos nomes mais provocativos da fotografia brasileira e pioneiro no registro de surfe e skate.

O projeto nasce em paralelo ao livro “MMXXV”, lançado neste ano. Resultado de uma intensa revisão de arquivos durante a pandemia, a publicação explora sobreposições, texturas e fusões digitais que ressignificam sua trajetória. O trabalho editorial contou com a colaboração do designer e artista plástico Marcos Pereira de Almeida (CJ31 Design&Branding) e o tratamento das imagens foi feito pelo Estúdio 321.

A mostra traz cerca de 100 imagens e reflete a inquietação estética de Mitteldorf – Foto: Divulgação

Mais que uma retrospectiva, “MMXXV” simboliza o encerramento de um ciclo criativo. A série Game Over, presente na exposição, deixa claro esse movimento: Klaus agora direciona seu olhar para o cinema, campo em que já estreou com o longa “Vou Nadar Até Você”, exibido no Festival de Gramado em 2019.

Ao revisitar o passado e anunciar um novo caminho, Mitteldorf reafirma a fotografia como um exercício de liberdade e reinvenção — um espelho vivo do tempo e da alma.