Kate Moss by Glen Luchford (1994) – Foto: divulgação
Kate Moss by Glen Luchford (1994) – Foto: divulgação

Uma incrível seleção de fotografias, pinturas, esculturas e colagens que retratam Kate Moss foram à leilão na noite desta quinta-feira (26.09), na Christie’s, gerando uma receita que ultrapassa os £1,5 (aproximadamente R$ 3,3 milhões).

“Ela é o tema e inspiração desta coleção, mas a importância destas obras está também em sua colaboração com os artistas por trás de cada trabalho”, declarou Gert Elfering, colecionadora de arte e responsável pela curadoria do leilão, em referências as obras de artistas como Nick Knight, Juergen Teller e Mario Testino.

Mesmo sem a presença da top, o evento atraiu uma multidão de espectadores e também de compradores que fizeram seus laces ao vivo e também por telefone. Entre os principais buyers, islandeses, russos e chineses. “Estamos vendo fotógrafos de moda serem reconhecidos e celebrados como artistas”, defendeu o curador de vendas da casa, Alexander Montague-Sparey.  “Até hoje muitos dos artistas que integram esta venda nunca haviam vendido suas obras em leilão. Um novo mercado de leilões dentro de fotografia de moda foi criado”, defendeu, entusiasmado com as novas perspectivas do mercado.