Doulgas Kirkland com sua foto de Marilyn Monroe/Reprodução

Acaba de ser lançado um livro essencial para qualquer entusiasta de fotografia. Estamos falando do Behind Photographs: Archiving Photographic Legends (Hardcover), do fotógrafo Tim Mantoani.

A ideia de Mantoani partiu do desejo de  trazer visibilidade aos grandes fotógrafos por trás de imagens que marcaram a história, mas que muitos nem sequer sabem como são. E, em uma época em que qualquer um pode ser um fotógrafo de plantão, o crédito se torna cada vez mais importante para seus autores.

Com essa pegada, o livro revela os rostos por trás de imagens icónicas como o homem em frente aos tanques, na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em 1989; (Jeff Widener); a clássica imagem da garota afegã de olhos marcantes, publicada em 1984 na National Geographic (Steve McCurry) e uma insinuante Marilyn Monroe, enrolada em lençóis, em 1961 (Doug Kirkland).

São mais de 150 retratos,com imagens dos autores segurando uma ampliação dos seus trabalhos, em fotos feitas em Polaroid 20×24. Também foi pedido a todos os fotógrafos que fizessem uma pequena legenda que descrevesse o seu momento histórico.

Além do livro, que já pode ser comprado online, Mantoani planeja uma exposição itinerante com o resultado do seu trabalho. Em nossa galeria, você confere algumas imagens. É só clicar.