Foto: reprodução/Harper's Bazaar
Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Por Juliana Monachesi

O caos é lindo. E tudo combina com tudo. Esses são dois mandamentos que a stylist americana Lori Goldstein instituiu com seu trabalho, que mistura, de forma sempre inesperada, estampas variadas e cores vibrantes. A mestre do remix na moda – Lori é famosa também pelo uso de peças vintage – agora tem livro que documenta seu processo criativo. E instiga o leitor a perseguir sua própria criatividade.

Lori Goldstein – Style Is Instinct (Harper Design, US$ 80) começa com um aval de peso: Steven Meisel é quem assina o prefácio. “Acredito que Lori foi a primeira a trazer o estilo vintage de volta à moda. Ela foi, com certeza, a primeira editora de moda com quem trabalhei que estava procurando em todo tipo de lugar por peças vintage, especialmente em LA. Ninguém usava essas roupas antes”, escreve o top fotógrafo, que está entre os nomes que mais clicam com ela.

Fotografia de Billy Sullivan que integra ensaio comandado por Lori a convite da revista I-D - Foto: reprodução/Harper's Bazaar
Fotografia de Billy Sullivan que integra ensaio comandado por Lori a convite da revista I-D – Foto: reprodução/Harper’s Bazaar

Em seguida, uma seleção deliciosa de imagens de vários editoriais de moda e campanhas de grifes assinados pela stylist, acompanhadas de pequenos textos em que Lori narra os bastidores de cada photo shoot. Versace, Nina Ricci e Hermès já tiveram sua “imagem de mulher” definida, inesquecivelmente, por ela.

E a lista de celebridades que Lori já vestiu vai de Michael Jackson a Madonna, de Demi Moore (grávida e nua na capa da Vanity Fair) a Jennifer Garner (irreconhecivelmente linda, canalizando o espírito Chanel à perfeição). Para Bazaar, ela fez, entre outros, o styling para o ensaio fotográfico ultrapink com Gwen Stefani, capa da edição americana de setembro de 2012. Uma aula de personalidade!

Assine a Harper’s Bazaar