Busca Home Bazaar Brasil

“Mago do Pop”: série reúne grandes nomes da música brasileira

Úrsula Corona e Omar Marzagão assinam a direção e produção de série que homenageia o arranjador musical Lincoln Olivetti

by redação bazaar
Gilberto Gil - Foto: Divulgação

Gilberto Gil – Foto: Divulgação

Victor Drummond, de Lisboa

O que Gal Costa, Caetano Veloso, Lulu Santos, Ed Motta, Elba Ramalho e Alcione tem em comum, além de grande talento e reconhecimento internacional? Todos gravaram canções do arranjador musical Lincoln Olivetti. Você pode ainda não ter ouvido falar dele; mas com certeza já escutou algumas de suas produções em músicas interpretadas por nomes que vão de Gilberto Gil a Sandy & Junior.

SIGA A BAZAAR NOINSTAGRAM

Lulu Santos e a apresentadora Úrsula - Foto: Divulgação

Lulu Santos e a apresentadora Úrsula – Foto: Divulgação

Os arranjos de Lincoln Olivetti lideram os topos das paradas musicais brasileiras nos últimos 40 anos. Para celebrar toda essa influência no cenário pop brasileiro, ele ganhou a série “Mago do Pop”, dirigida pela atriz, empresária e produtora Úrsula Corona e seu sócio, o produtor cultural Omar Marzagão. A série, apresentada por Úrsula, vai ao ar no canal cult por assinatura Music Box Brazil.

Em cada episódio, ícones como Elba Ramalho e Moraes Moreira, entre outros nomes fortes, contam os bastidores da produção de canções que viraram hits, arranjadas por Lincoln. Em 2019 o homenageado completaria 65 anos e além da série, a gravadora Biscoito Fino (responsável pelo créme de la créme da Música Popular Brasileira) também lança um disco com faixas arranjadas por Olivetti e interpretadas por ícones da MPB, extraídas do Mago do Pop.

O projeto póstumo (Lincoln morreu em janeiro de 2015) contou com participação e palpites do homenageado durante a pré-produção, pesquisas e depoimentos, o que deixa a obra impregnada de suas digitais, além de depoimentos de sua filha e ex-mulher.

A cantora Mart'nália - Foto: Divulgação

A cantora Mart’nália – Foto: Divulgação

“Houve uma fase em que ele produzia 90% do que tocava no rádio”, conta o tecladista Jorjão Barreto. Isso explica o fato de Lincoln ter feito arranjos de alguns dos maiores sucessos da nossa música.

Apesar de excêntrico, Lincoln era extremamente recluso. Para resgatar um pouco de sua genialidade, Úrsula e Omar contaram com depoimentos de dezenas de músicos, amigos e empresários da indústria fonográfica.

O jornalista Nelson Motta - Foto: Divulgação

O jornalista Nelson Motta – Foto: Divulgação

Nos últimos anos de vida, Lincoln trabalhou para artistas como Marcelo Jeneci, Vanessa da Mata e Emicida. Em 2011 ele ajuda o especial da TV Globo (que reuniu Ivete Sangalo, Gilberto Gil e Caetano Veloso) a conquistar o Grammy Latino. Logo depois, assume a direção do “The Voice Brasil”, reality musical transmitido pela mesma emissora.

“É a melhor homenagem que poderíamos prestar a Lincoln: apresentar sua obra a uma nova geração de músicos e ao público em geral”, conta Úrsula, que conduz de uma maneira leve e alto astral a série. Como o legado deixado por Olivetti aos aficionados pelo o que há de melhor na música brasileira.

“Lincoln Olivetti – O Mago do Pop”
Novos episódios semanais às sextas-feiras, 22h
Canal: Music Box Brazil
Produção executiva: Sete Artes Produções, Arissas Multimídia, Malagueta Filmes, By Filmes & Tapioca Filmes e Biscoito Fino
Direção: Omar Marzagão e Úrsula Corona
Apresentação: Úrsula Corona
Reprises: quintas-feiras, às 19h, e domingos, às 12h30

Leia mais:
George Michael: 10 músicas para celebrar a carreira do pop star
Björk Digital: expo usa realidade virtual e surpreende