Foto: Divulgação

De tempos em tempos, surge na mídia uma produção que chama a atenção pelo seu figurino. Foi assim com a eterna Carrie Bradshaw, com o guarda-roupa digitalizado de “As Patricinhas de Beverly Hills”, e, é claro, com Emily Cooper, a protagonista de “Emily in Paris”. Este posto de destaque só é atingido ao equilibrar dois aspectos: a ousadia e a admiração – coisa que a personagem de Lily Collins faz com perfeição. Ame ou odeie suas roupas coloridas e contrastantes com o estilo do País que explora, a verdade é que Emily sempre acaba sendo ponto de discussão. E na quarta temporada não será diferente.

Nesta quinta-feira (15.08), chegam à Netflix os episódios da primeira parte da quarta temporada da série e, segundo Marylin Fitoussi, figurinista da produção, os espectadores poderão finalmente ver a evolução de Emily – que já desembarcou na França há três temporadas – para o estilo parisiense. “Desde a primeira temporada, Emily sabe exatamente como é a moda francesa, porque está vendo Sylvie (Philippine Leroy-Beaulieu) e Camille (Camille Razat), mas ela não quer desistir do seu espírito livre. Agora, é uma temporada de revenge dress”, explica.

Ouvir Marilyn falar sobre a construção e evolução de uma personagem é animador. A figurinista revela que não costuma ler críticas e que acredita que se não está gerando discussão, não cumpriu seu papel. “Se todo mundo ama, isso significa que não há nada de novo. Preciso pensar fora da caixa. A moda é sobre correr riscos”, conta e revela que uma de suas partes preferidas do trabalho é ver a agilidade com a qual os fãs de “Emily in Paris” escolhem um look de destaque e o reproduzem nas redes sociais.

Em papo exclusivo com a Harper’s Bazaar Brasil, Marylin Fitoussi aborda mais detalhes da evolução de Emily, destaca os novos designers com os quais trabalha na temporada e elege seus visuais preferidos. Leia a íntegra abaixo:

Harper’s Bazaar – Você pode me contar um pouco da sua visão para o figurino desta temporada?

Marylin Fitoussi – Acho que, na verdade, tenho certeza que a quarta temporada é uma reinterpretação do estilo parisiense a partir da visão de Emily Cooper. É malicioso, sexy, forte, poderoso, mas sempre com esse toque do seu jeito sem remorso. Então, ainda é um pouco maximalista, um pouco colorido, mas acho que nesta temporada chegamos a um ponto muito mais elevado e muito mais francês. Porém espero que ainda seja muito interessante de ver.

HB – Como você combina o estilo forte de Emily com os clássicos parisienses?

MF – Vocês vão ver e descobrir. Usamos, pela primeira vez, ternos sob medida. É a primeira vez que Emily usa ternos de três peças. Também usamos chunky shoes. Então, todos os que reclamaram na primeira temporada, dizendo que mulheres francesas não estão andando com saltos altos da Louboutin o tempo todo. Ouvimos eles e estamos usando sapatos sem salto pela primeira vez. Acho que, desde a primeira temporada, Emily sabe exatamente como é o estilo francês, porque ela está vendo Sylvie, está vendo Camille, mas ela não quer desistir do seu espírito livre. Desta vez, acho que é ela quem está dando uma lição de estilo para Camille e Sylvie. Ela está dizendo “ok, vocês me toleraram, disseram que não me visto de forma clássica o suficiente, então vejam o que vou fazer”. É uma temporada de revenge style. Foi muito divertido de fazer. É o começo da evolução para o estilo francês.

HB – O que você acha das críticas na internet?

MF – Eu, honestamente, não as leio. Prefiro que tenham pessoas me criticando, isso significa que não fiz algo ordinário, que não é comum. Se todo mundo ama, isso significa que nada é novo, que tudo é muito correto, dentro da caixa. Eu preciso pensar fora da caixa, ser forte, única, ousada. A moda é sobre isso, sobre correr riscos. Não presto muito atenção a isso, porque o que quero é construir um personagem interessante e criar uma evolução. Se isso vira tendência ou faz alguém chorar… É parte do meu trabalho, mas não parte do meu problema.

HB – Há algum novo designer ou marca que você apresenta nesta temporada?

MF – Sim! Aleatoriamente, encontrei no Instagram uma marca vietnamita, chamada Manh Cuong, achei linda. É a marca que ela está usando no pôster francês, o lindo vestido com uma rosa gigante. Nós nos falamos pelo Instagram e ele me enviou seis peças de sua marca. Eu chorei quando as coisas lindas que ele me mandou, então ela usa todas elas na série. O que é muito. Ela nunca usou tanto de um mesmo designer, mas eu me apaixonei. Também amei, e nunca havia trabalhado com ele, os designers de Christopher Raxxy, uma marca americana-coreana.

HB – A série acaba se tornando uma plataforma para novos nomes.

MF – Toda temporada, tento descobrir ou trabalhar com marcas diferentes, porque muitas pessoas, especialmente as que gostam da série, mas não pela moda, também descobrem esses designers. É como uma missão para mim. Espero cada vez mais rodar o mundo [para trazer esses nomes]. Quero poder mostrar tantos designers internacionais para uma pessoa que, por exemplo, more no Kentucky e não tenha acesso. Porque as revistas de moda normalmente focam mais nas marcas de luxo. É bom ter uma forma de apresentar esses jovens designers.

No quarto episódio, Emily usa um dos looks preferidos de Marylin, com conjunto Giuseppe di Morabito, blusa Etro e casaco Andrew GN – Foto: Divulgação

HB – Qual look desta temporada você destacaria?

MF – Eu realmente amo o look da Balmain que ela está usando em uma festa, com wet hair e sombra verde escura nos olhos. O look é uma pequena jaqueta e um vestido sem alças, preto com flores enormes. Realmente amo esse visual, porque fomos ousados com a maquiagem também. É uma boa combinação, decidimos ir com um pouco mais de força e eu realmente amei a silhueta. Também amo um visual amarelo, com blusa e calça de Giuseppe di Morabito, blusa Etro e casaco Andrew GN. Eu gosto destas combinações, porque são um pouco estranhas. Sempre amo uma combinação esquisita.

HB – O que você espera que os fãs observem e apreciem?

MF – Realmente espero que eles gostem. Estou muito curiosa para saber qual look vão copiar, porque toda temporada, pouco depois da estreia dos episódios, os fãs escolhem um visual para usar igual. Não sei como eles fazem isso, sempre fico muito surpresa, porque eles conseguem copiar muito rápido e encontrar peças parecidas. É muito divertido e fico muito emocionada quando vejo fãs se vestindo como Emily. Então, vamos ver qual look vai ser o favorito deste ano.