Virgem Maria com o menino e São João Batista criança  - Foto: Alexandre Virgílio
Virgem Maria com o menino e São João Batista criança – Foto: Alexandre Virgílio

O MASP, Museu de Arte de São Paulo, reuniu convidados na noite de ontem (25.06) para inaugurar a exposição Arte da Itália – de Rafael a Ticiano, que traz uma seleção da coleção de arte italiana que integra o acervo da instituição, juntamente com documentos relacionados a esses trabalhos.

São cerca de 30 obras em exibição, entre Rafael, Ticiano, Sandro Botticelli e outros artistas, que formam o mais significativo conjunto de arte italiana do hemisfério sul. Os documentos que serão exibidos foram pesquisados e selecionados nos arquivos do museu e incluem notas fiscais e recibos, correspondências sobre doações, aquisições, atribuições de obras e empréstimos entre o MASP e outras instituições ou indivíduos.

“Ao exibir esse tipo de documentação no espaço expositivo, justapondo-os às obras que estão relacionados, oferecemos uma nova camada de leitura sobre a coleção, revelando parte da história do museu”, comenta Tomás Toledo, curador assistente.

A expografia, que é a ambientação da exposição e a forma como as peças são mostradas, retoma dois projetos de Lina Bo Bardi, arquiteta e responsável pelo icônico vão livre do MASP. O primeiro é uma reconfiguração dos painéis suspensos que foram utilizados na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) para expor a coleção do museu entre 1957 e 1959. O segundo resgata as estruturas tubulares de metal que exibiam as pinturas no MASP, também de forma suspensa, em 1947, ano de sua fundação, na antiga sede da rua 7 de Abril. A recuperação de projetos de Lina nas exposições de 2015 apresenta ao público o percurso da arquiteta até chegar aos famosos cavaletes de vidro. Lina projetou os cavaletes para a exposição do acervo no segundo andar do museu na avenida Paulista, inaugurado em 1968. Sem uso desde 1996, eles voltarão no final do segundo semestre de 2015.

De 26 de junho e 20 de setembro de 2015
2º subsolo do MASP. Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP
De terça a domingo das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); quinta-feira das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Ingressos: R$25,00 (entrada); R$12,00 (meia-entrada). Entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo, e às quintas-feiras, a partir das 17h.