Roberta Flack – Foto: Jack Robinson/Hulton Archive/Getty Images

Roberta Flack, lenda do R&B, morreu na manhã desta segunda-feira (24/02) aos 88 anos. Ela foi a primeira artista a ganhar o Grammy de Gravação do Ano em duas premiações consecutivas: em 1973, com “The First Time Ever I Saw Your Face”, e em 1974, com “Killing Me Softly with His Song”, canção que mais tarde foi regravada pelo grupo Fugees na voz de Lauryn Hill.

No desfile de alta-costura verão 2019 da Valentino, a trilha sonora contou com uma homenagem a Roberta, misturando sua música com ópera. Já em 2022, Beyoncé surpreendeu ao lançar o “Break My Soul (The Queens Remix)”, parte do álbum “Renaissance”, onde Roberta Flack é citada ao lado de Lauryn Hill.

“Killing Me Softly with His Song” também aparece em uma cena do filme “Um Grande Garoto” (2002), interpretada pelos atores Nicholas Hoult e Hugh Grant. A canção ocupa a posição 360 na lista da Rolling Stone das 500 melhores músicas de todos os tempos. Lori Lieberman foi a primeira a gravá-la, em 1971, mas foi a versão de Roberta, lançada em 1973, que tornou a música um sucesso.

 

@exalandomusicas A música #killingmesoftly foi cantada no #Filme #UmGrandeGaroto tradução em português e #AboutABoy. Tendo no elenco: #HughGrant #NicholasHoult #ToniCollette #RachelWeisz #NataliaTena #AugustusPrew ♬ som original – ExalandoMusicas

A causa da morte ainda não foi divulgada. A informação foi confirmada por um representante da artista à revista Variety. Há três anos, Roberta revelou ter sido diagnosticada com a doença de Lou Gehrig, também conhecida como esclerose lateral amiotrófica, que a impediria de continuar cantando e até de falar.