Foto: divulgação
Foto: divulgação

Por André Aloi, do SiteRG

A Casa Mauro Freire inaugura um novo espaço de arte em São Paulo, sob a curadoria do artista Thomas Baccaro. Em 11 de dezembro, a partir das 19 horas, a primeira exposição abre as portas da galeria com fotografias do também artista plástico Akira Cravo, de 22 anos, sob o título de Tempo Só.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

São 22 imagens, que retratam o cotidiano da Bahia. “São fotos inéditas que retratam o cotidiano, cenas atuais das baianas, das praia praias, festas… Tem meninos mergulhando, o azul do mar, as cores (da cidade), Iemanjá”, enumerou. As fotografias seguem o tamanho 40 x 60cm, e uma no formado 1 x 1,5 m (que é também o convite do vernisage).

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Baccaro e Akira são praticamente irmãos. Foram criados juntos no tempo em que a mãe do primeiro foi casada com o também fotógrafo Mario Cravo Neto – pai de Akira. “Acompanho o trabalho dele há um tempo, está mais maduro e sei que ele é uma nova promessa da fotografia. O olhar é uma coisa única, pois apesar de não ter aprendido com o pai, ele herdou o talento – talvez pela convivência e referência”.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Bahia é um ponto comum entre os dois, já que passaram parte da infância lá. O curador era muito amigo de Mário Cravo: “além de ele ser meu padrasto por um tempo, éramos amigos. Passávamos horas conversando no laboratório dele, em, Castelo Branco, um bairro de Salvador”. A morte dele, em 2009, foi no mesmo período que o Baccaro saiu do País.

De volta ao Brasil, quer dar uma força a Akira. A exposição fica em cartaz até fevereiro de 2015 no espaço térreo da Casa Mauro Freire, nos Jardins, em São Paulo.

Exposição Fotográfica “Tempo Só”, de Akira Cravo @ Casa Mauro Freire
Alameda Jaú, 1580, Jardins, São Paulo
De terça a sábado, das 11 às 20 horas
Entrada gratuita