Registro de Cadu Lemos - Foto: divulgação
Registro de Cadu Lemos – Foto: divulgação

Por Matheus Evangelista, do SiteRG

O Brasil possui atualmente mais aparelhos celulares do que habitantes, ou seja, estes dispositivos móveis se tornaram a maior febre mundial desde a invenção da internet. Com uma vida online, é cada vez mais difícil sair da rede, se desconectar, ficar offline. Atentos ao potencial infinito dessa revolução, os fotógrafos Cadu Lemos e Ricardo Rojas chegaram ao conceito mObgraphia, cujo objetivo é estabelecer-se como movimento artístico e abarcar toda a produção imagética feita através de dispositivos móveis.

Foto de Paulo Manzano, um dos participantes da exposição Obgraphia, que abre as portas nesta segunda-feira (09.06), no MIS - Foto: divulgação
Foto de Paulo Manzano, um dos participantes da exposição Obgraphia, que abre as portas nesta segunda-feira (09.06), no MIS – Foto: divulgação

A ideia aqui é desenvolver um olhar e um conceito em imagens criadas a partir dos dispositivos móveis, no caso, o smartphone. Substitutos da câmera digital, os aparelhos contam com aplicativos especiais onde é possível cortar, colocar filtro, fazer montagens e transformar a imagem que quiser em algo novo, único. Esse olhar apurado está na mira da dupla, que lança na noite desta segunda-feira (09.06), em parceria com a Samsung, um concurso cujo objetivo é mapear e destacar outros tantos mObphotografos dando visibilidade e divulgação à sua produção.

Clique de Ricardo Rojas - Foto: divulgação
Clique de Ricardo Rojas – Foto: divulgação

Um concurso realizado de 22 de maio a 1º de junho de 2014, com 21 imagens dividida em sete categorias propostas pelos organizadores, e todas elas serão expostas de 9 a 15 de junho no MIS. Paralelamente a isso acontece o Concurso Olhar de Torcedor, que faz parte do Festival Samsung mObgraphia e premiará 30 fotógrafos com aparelhos Galaxy K Zoom. Ocorrendo entre 10 de junho e 13 de julho, o concurso será restrito a imagens que retratem a paixão do brasileiro pelos jogos e os momentos que eles proporcionam. Fácil, né?

Programação

9 de junho, segunda-feira
15h Workshop básico mObgraphia
19h Abertura oficial

10 de junho, terça-feira
10h Workshop básico mObgraphia
15h Workshop cameras NX – Erico Hiller
17h Como se destacar no Instagram – Fabs Grassi, Cesinha, Danny Zappa
20h Painel de debates – cinco convidados de grande expressão nos cenários da fotografia e da tecnologia brasileira debatem nova linguagem da fotografia, os desafios das redes sociais, a tecnologia e o enorme potencial que estes novos caminhos apresentam para a geração de conteúdo de imagens e histórias no mercado brasileiro e latino americano.

Convidados:
Diógenes Moura – Curador
Fernando Costa Netto – DOC Galeria
Rene De Paula – publisher
Cadu Lemos – moderador