Louvre – Foto: Divulgação

Pela primeira vez em 231 anos, o Museu do Louvre apresentará uma exposição focada na história da moda. A partir de janeiro de 2025, os visitantes do museu poderão conhecer a mostra que reconta como objetos do Império Bizantino continuam impulsionando a criatividade de diversos estilistas – entre eles, o eterno Karl Lagerfeld.

Segundo Olivier Gabet, diretor do departamento de artes decorativas do Louvre, a exposição mergulha na forma como a moda se relaciona com a coleção do próprio museu. Em entrevista ao site WWD, ele afirma que o objetivo é “tentar entender porquê os museus podem ser interessantes e importantes para designers de moda e como as coleções, especialmente do Louvre, podem nutrir e inspirar suas coleções”.

Ainda sem um nome divulgado, a exposição ficará em cartaz entre 24 de janeiro e 21 de julho, apresentando 65 trajes e 30 acessórios em um ambiente de mais de 900 m², mesclando as roupas com o acervo de artes decorativas do museu, que inclui armaduras, cerâmicas, tapeçarias, joias, vitrais, entre outros itens.

Cerca de 40 nomes assinam as peças escolhidas para a mostra, incluindo nomes como Lagerfeld, Dolce & Gabbana e Yohji Yamamoto. “Hoje, acho que a moda é ainda mais interessante quando é apresentada em conexão com outras áreas”, explica Gabet, que convidou profissionais de diversas áreas para escrever ensaios para o catálogo da exibição.

Para a mostra, Olivier Gabet optou por focar em criações dos anos 1960 até os dias de hoje, para demonstrar como a moda contemporânea ainda é baseada na história. Como a coleção nacional de moda da França pertence a Les Arts Décoratifs e o Louvre não possui um acervo de moda, as peças serão emprestadas por designers e marcas, vindo da Itália, Reino Unido, Estados Unidos e da própria França.

“Acho que o design de moda é uma excelente ponte entre gerações e museus – uma forma de falar sobre algo que é muito antigo de uma maneira muito fresca, nova e vivaz. Espero que seja uma outra forma de olhar para a coleção do Louvre”, acrescenta Olivier Gabet.