“O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante” é pura informação de arte

Fashion filme da semana tem Hellen Mirren como protagonista

by Beatriz Poletto
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Moda, cinema e o universo cult se encontram em uma das obras mais extraordinárias da história cinematográfica. De uma forma única, o longa envolve gastronomia, amantes, drama e muita informação de arte. Por seu papel icônica na história da moda, o fashion filme da semana é “O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante”, de 1989.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Dirigida por Peter Greenway, a trama conta a história de Albert Spica, um gangster completamente cheio de si, que é interpretado por Michael Gambom. Repleto de poder e dinheiro, ele janta todas as noites no restaurante Le Hollandais – que pertence a ele – ao lado de sua mulher, Georgina, que é vivida pela musa fashionista Helen Mirren, e seus companheiros de trabalho.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao desenrolar da obra, é Georgina quem rouba a cena: ela se apaixona por um dos clientes assíduos do restaurante, e recebe a ajuda do cozinheiro, interpretado por Richard Bohronger, para encontros com seu amante durante o jantar de seu esposo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O filme todo se passa nos cômodos deste restaurante: o salão principal, a cozinha e até as toaletes. E o mais interessante é todo o trabalho da direção de arte. Conforme os personagens circulam por essas salas, o cenário muda de cor, completamente. Entre o vermelho, o verde e o branco, são os detalhes artísticos que enriquecem os olhos do público cult. Principalmente o figurino, que é assinado por um dos maiores costureiros vivos, o francês Jean Paul Gaultier.

A personagem de Helen Mirren é chique e esbanja sensualidade. Desde as plumas, passando pelos vestidos até as lingeries, Georgina dá a vida a uma mulher pecaminosa e apaixonada. São nítidos os detalhes que expressam a assinatura do estilista, que sempre apresenta peças e coleções inteligentes, com sensualidade e poder feminino.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um must-see, a obra é intensa e quase cômica, apesar de todo o drama que envolve a trama. Ignorado pelo Oscar e pelos maiores prêmios do universo cinematográfico, “O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e o Amante” é um filme que mistura emoções, ao mesmo tempo que enaltece a história da arte e da moda.

Leia mais:
Fashion filme: “Coringa” tem figurino assustador
Cinco vezes que Catherine Deneuve brilhou usando Saint Laurent
Fernanda Montenegro: os cinco personagens mais marcantes da atriz brasileira
“O Discurso do Rei” evidência o fardo e o glamour da monarquia britânica
“Charada” é a ação fashionista de Audrey Hepburn
“Orlando”: fashion filme da semana é visionário e poderoso
“Pina”: doc é um espetáculo que enaltece a história de Pina Bausch