“Orlando”: fashion filme da semana é visionário e poderoso

Obra traz Tilda Swinton como protagonista

by Beatriz Poletto
Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Em uma obra sensível e extremamente poderosa, “Orlando” é baseado no livro de Virginia Woolf, que foi lançado em 1928. A obra conta a história de Orlando, que recebe rainha Elizabeth I em sua casa. A rainha coloca sobre o jovem uma maldição: permanecer jovem para sempre. Ao longo de sua vida, o rapaz ganha novas vidas, novos companheiros e muda de sexo, gênero e sexualidade ao longo dos anos.

Ninguém melhor do que Tilda Swinton para dar vida ao personagem principal. O fashion filme da semana carrega discussões sobre o empoderamento feminino, em uma época extremamente conservadora – assuntos que são discutidos nas obras da escritora Virginia Wolf.

O longa-metragem foi lançado em 1992 e é uma biografia, misturada com drama e, claro, fantasia. Dirigido por Sally Potter, a obra é visionária. Expõe as situações dramáticas da era vitoriana e dos anos seguintes. Muito antes da moda reconhecer o que era  de fato o genderless, Tilda aparece no filme como um verdadeiro camaleão.

O figurino é assinado pela renomada Sandy Powell, em parceria com Dien Van Straalen. Só de possuir um nome tão forte do universo cinematográfico, a obra é considerada um clássico. E em especial, é importante ressaltar como um filme dos anos 1990 não caiu no cliche da ideologia de gênero.

Muito antes de Sofia Coppola pensar em gravar “Maria Antonieta”, Sally já preparava uma obra cheia de motivos vitorianos, que deixam a obra da filha de Coppola de lado.

Tilda Swinton aparece como homem, mulher, como uma pessoa homossexual e entre tantas as definições que sempre existiram, mas que hoje, possuem um nome e um começo de aceitação. Entre espartilhos, perucas, uniformes de guerra e as pomposas peças masculinas da era vitoriana,  Tilda vive uma pessoa verdadeiramente fashionista.

Uma lição de vida, de informação  de moda e aceitação, o fashion filme da semana é um must-see.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Leia mais:
10 coisas que amamos do verão 2020 da Off-White
10 coisas que amamos do verão 2020 da Chloé
10 coisas que amamos do verão 2020 de Dries Van Noten 
Como a tecnologia influencia o mercado da moda
“The Politician”: série da Netflix promete ser novo hit fashion
Sete exposições sobre moda para visitar em Nova York
“Os Guarda-chuvas Do Amor” coloca a fotografia e o estilo francês em evidência
“O Mágico de Oz” é um marco impecável da indústria cinematográfica