O Beijo do Hotel de Ville/Foto: Robert Doisneau/Reprodução

O ano de 2012 marca o centenário de nascimento de Robert Doisneau, um dos maiores nomes da história da fotografia mundial.

Para celebrar, no dia 8 de março, no Rio de Janeiro, será inaugurada uma exposição inédita no Brasil, com a obra do fotógrafo cujos retratos foram eternizados como postais e até hoje estão presentes na vida dos franceses. Intitulada Simplesmente Doisneau, a mostra conta com 152 imagens do fotógrafo e exibição do documentário “Robert Doisneau: Tout Simplement”, de Patrick Jeudy.

Robert Doisneau ganhou fama por fotografar a vida social de Paris e dos arredores, sem distinção de classe social, em um olhar da fragilidade humana e das contradições da vida. Se tornou tão popular que muitas de suas imagens – principalmente as do período entre o fim da II Guerra até os anos 1950 – são vendidas até hoje na França como calendários e postais, com destaque para O Beijo do Hotel de Ville (Le baiser de l´Hôtel de Ville), de 1950, talvez sua fotografia mais icônica.

Ao longo da carreira, o trabalho de Doisneau foi publicado em mais de 20 livros. Foi tema de cerca de nove filmes, incluindo o curta-metragem Le Paris de Robert Doisneau (1973) e Bonjour Monsieur Doisneau (1992). Entre os prêmios que recebeu, destacam-se o Grand Prix National de la Photographie (1983), o prêmio Kodak (1947), o prêmio de Balzac em 1986 (Honoré de Balzac) e o Prêmio Niépce em 1956 (Nicéphore Niépce).

Além do Brasil, três outros países, França, Bélgica e Japão, ganham exposição com retrospectiva da obra de Doisneau nesse centenário.

Simplesmente Doisneau
Quando: 8 de março até 17 de junho de 2012
Horários: ter. a dom. das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca
Informações: (21) 3261-2550