“Os Guarda-chuvas Do Amor” coloca a fotografia e o estilo francês em evidência

Fashion filme da semana tem Catherine Deneuve como Geneviève Emery

by Beatriz Poletto
Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Não existe nada mais francês do que Catherine Deneuve – exuberante, personagem dos filmes mais clássicos do cinema e dona uma elegância típica parisiense. Bazaar ama o estilo da atriz, que também arrasa no universo cinematográfico com as peças de cada figurino de seus filmes – como em “Bela da Tarde“, onde veste peças Yves Saint Laurent. Por isso, o fashion filme da semana é “Os Guarda-chuvas Do Amor”, ou “Les Parapluies de Cherbourg”, de 1964.

O longa, que é dirigido por Jacques Demy, conta a história de uma jovem mulher, Geneviève Emery – interpretada por Deneuve – que é separada de seu marido, Guy Foucher (Nino Castelnuovo), convocado para a guerra. Geneviève passa por mudanças, e decisões que mudam sua vida. Entre drama e romance, o longa-metragem ainda tem espaço para o musical: “I Will Wait for You” foi indicada a estatueta do Oscar de melhor canção original. Aliás, o filme foi indicado a cinco categorias do prêmio americano. “Os Guarda-chuvas Do Amor” conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1964.

A estética do filme também é a cara da fotografia francesa. Cheia de detalhes românticos e insights que, para a época, eram revolucionários – como filmar Deneuve de costas, mas capturando sua  imagem pelo espelho -, as cenas são extremamente coloridas, enquanto o figurino da personagem principal é repleto de mimos. Responsável pela construção das peças de roupas, Jacqueline Moreau escolheu um visual à lá Yves Saint Laurent para Geneviève.

O acessório que mais chama a atenção é o laço que Catherine usa na cabeça. Ele representa a delicadeza e talvez até a ingenuidade da personagem, que usa e abusa de looks típicos dos anos 1960. São casaquinhos de lã combinados com vestidos em silhuetas princesa, que carregam a saia rodada; trench coats com detalhes nas golas e punhos; e até uma peça que é versão antecipada da Safari Jacket, criação de Saint Laurent.

Para os amantes do cinema antigo, do clássico francês e claro, de Catherine Deneuve, a trama é um must-see.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Foto: Reprodução/IMDb

Leia mais:
Iris Apfel: sete ensinamentos icônicos da fashionista para aprender já!
Especial Pirelli 2020: conheça Indya Moore, atriz transgênero de “Pose”
Maria Frering leva no estilo a elegância de família
“A Star Is Born” de 1954 tem Judy Garland como protagonista