“Oviparity”: por dentro do livro de arte da Gucci

Grife italiana celebra sua coleção de cruise 2020 com fotografia de Yorgos Lanthimos

by redação bazaar
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Gucci apresenta um livro de arte em edição limitada, com fotografias de grego Yorgos Lanthimos, multiartista que é diretor de cinema e teatro, produtor e roteirista.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Inspirado pela visão do diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, Lanthimos cria um instigante portfólio de imagens para a coleção cruise 2020 da marca italiana, tendo como cenário a Leda Gallery da Villa Torlonia Albani, em Roma.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Villa Albani Torlonia foi projetada em meados do século 18 pelo arquiteto Carlo Marchionni, que se inspirava em nomes Giovanni Battista Nolli, Giovanni Battista Piranesi e Johann Joachim Winckelmann. Ela abrigava uma prestigiada coleção de antiguidades com curadoria do Cardeal Alessandro Albani, sobrinho do Papa Clemente XI. A vila era uma potência cultural, hospedando inúmeras discussões sobre a ascensão do novo estilo neoclássico, shows, danças e comédias.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A galeria Leda foi construída nos terrenos da Villa, lar de uma coleção excepcional de obras gregas e romanas. Seu nome veio de uma estátua chamada “Leda e o cisne” atribuída a Timóteo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O título da publicação, “Oviparity”, também acena para o mito grego de “Leda e do cisne”: em algumas versões da história, Leda, seduzida por Zeus na forma de um cisne, põe dois ovos dos quais dois de seus filhos são chocados.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As imagens de Yorgos Lanthimos retratam homens e mulheres idosos cuja pele branca imita a palidez de mármore. Eles posam como estátuas ou modelos de artistas e interagem com jovens vestindo roupas coloridas e estampadas da Gucci, que estão no auge da juventude.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Muitas vezes, esses corpos jovens e idosos se abraçam ou se tocam com ternura, levando o espectador a considerar a relação entre as eternas e belas estátuas esculpidas e suas vidas transitórias.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A atmosfera de arte e cultura sumptuosas e históricas é perfeitamente capturada por Yorgos Lanthimos ‘ lente. Não estranho à teatralidade, o artista não apenas escreveu e fez filmes – como também é um vencedor de um prêmio em Cannes e indicado ao Oscar.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A obra custa € 70 (cerca de R$ 327), distribuído pela IDEA Books, a editora independente com sede em Londres. Também estará disponível no Gucci Garden em Florença e no Gucci Wooster, em Nova York. Graças a este projeto, a Galeria Leda da Villa Albani Torlonia será restaurada.

Leia mais:
Gucci: década de 70 é a elegância do agora
Gucci apresenta exposição sobre Nick Cave
Gucci celebra o fim do ano escapando para um cruzeiro