Por Camilla Bello

interna-festivais-musica-europa-isleofwight
Isle of Wight – Foto: reprodução

 

– Isle of Wight Festival
Quando: de 11 à 14 de junho
Onde: Isle of Wight – a maior ilha no Canal da Mancha
Fundado em 1968, o Isle of Wigh está “velhinho”, mas continua dando um caldo. É um dos eventos musicais mais famosos do Reino Unido e dá o start na temporada de festivais, com uma enorme variedade de atividades, e, como sempre, com um line-up que faz o seu coração bater mais forte. Este ano, o palco principal recebe nomes como While Blur, Pharrell Williams, Black Keys, First Aid Kit e James Bay. Esta edição ficará marcada também pelo retorno da lendária banda de rock Fleetwood Mac, que faz deste um dos eventos mais esperados do verão.

Éden Sessions - Foto: reprodução
Éden Sessions – Foto: reprodução

– Éden Sessions
Quando: entre 12 de junho à 17 de julho
Onde: Cornualha, Inglaterra
O evento acontece dentro do Éden Project, local que já foi considerado 8ª maravilha do mundo. Isso, por si só, já vale sua presença. São 7 dias de festa com atrações como Elton John, Paolo Nutini, Paloma Faith, Ben Howard e Spandau Ballet. De tão bom, os ingressos já estão esgotados para quase todas as datas. Melhor correr!

Latitude - Foto: reprodução
Latitude – Foto: reprodução

– Latitude
Quando: de 16 à 18 de julho
Onde: Henham Park, Suffolk
Conhecido por ser o paraíso dos amantes da arte e cultura, o festival Latitude é muito mais do que apenas uma boa música – apesar de contar com um line-up impressionante.  Se a presença de Alt-J e Laura Marling não te convencerem a passar por lá, talvez a seleção dos melhores comediantes, poetas e um programa de teatros te ajudem a decidir. E não para por aí: também vale a pena assistir aos espetáculos de cabaré da Faraway Forest, dar um mergulho em uma banheira quente e atravessar o lago em uma gôndola de Veneza.

Barclaycard British Summer Time - Foto: reprodução
Barclaycard British Summer Time – Foto: reprodução

Barclaycard British Summer Time
Quando: 18 à 21 e 26 e 27 de junho
Onde: Hyde Park, Londres
Se você busca uma uma experiência de mini-festival, não precisa mais procurar: este ano o Barclaycard British Summer Time tem no line-up nomes como Taylor Swift, Kylie, The Strokes e Blur and the Who. As barracas de comida e o parque de diversões são uma atração à parte. Tire o fim de semana para aproveitar todas as vantagens de um festival.

Glastonbury - Foto: reprodução
Glastonbury – Foto: reprodução

Glastonbury
Quando: de 24 à 28 de junho
Onde: Worthy Farm, Somerset
O festival mais famoso do Reino Unido é conhecido tanto pela dificuldade de conseguir comprar ingressos quanto pelas suas renomadas apresentações. Embora o line-up ainda não esteja 100% fechado, este ano, o público poderá curtir desde Foo Fighters, Kanye West e Florence and the Machine até Pharrell Williams, só para citar alguns. Quer se divertir ainda mais? Então siga os passos do coelho branco, com placas espalhadas pela fazenda, até chegar ao Rabbit Hole, um espaço com mood inspirado em Alice no País das Maravilhas, e com shows e apresentações independentes. O mais legal é que para conseguir entrar você precisa responder corretamente a um enigma. Super cool!

Wireless Festival - Foto: reprodução
Wireless Festival – Foto: reprodução

Wireless Festival
Quando: 29 de junho
Onde: Finsbury Park, Londres
O line-up deste ano traz como atrações principais Rita Ora, Chace The Rapper, Katy B, Public Enemy e Kid Ink, Big Sean. Os cantores Justin Timberlake, Jay-Z, Snoop Dogg e o DJ Calvin Harris também já passaram por lá.

New Look Wireless - Foto: reprodução
New Look Wireless – Foto: reprodução

New Look Wireless
Quando: de 03 à 05 de julho
Onde: Finsbury Park, em Londres
Situado no coração de Londres, o Wireless é o melhor festival urbano do Reino Unido. Não há nenhum acampamento por lá e os tickets podem ser comprados por dias individuais ou casadinha. Se você escolher esse, uma coisa é garantida: um estrelado line-up. Este ano, ele traz Drake, Labrinth, Jessie J, David Guetta, Nicki Minaj e Avicii. Além disso, o evento é famoso por ser frequentado por muitas celebs.

Summer Series - Foto: reprodução
Summer Series – Foto: reprodução

Summer Series
Quando: de 9 à 19 julho
Onde: Somerset House, em Londres
Situado em um dos monumentos mais emblemáticos de Londres, a Summer Serie apresenta um impressionante line-up de bandas estabelecidas e emergentes, incluindo Chromeo, James Bay e George Ezra.

Cornbury Music Festival - Foto: reprodução
Cornbury Music Festival – Foto: reprodução

Cornbury Music Festival
Quando: de 10 à 12 de julho
Onde: The Park Grande Tew, Oxfordshire
O Cornbury Music Festival se descreve como “um festival de verão dinâmico disfarçado como um parque de diversões em cidade do interior” e não poderíamos estar mais de acordo. Este encantador evento é uma celebração excêntrica e edificante de todas as coisas britânicas. Pense em bolos caseiros, arte, artesanato, parques de diversão, mercados de agricultores locais, atividades familiares, dançarinos, atos de comédia e muito mais, tudo isso cercado por uma trilha sonora composta por bandas como Tom Jones, Lulu, Razorlight, Blue e Billy Ocean.

Secret Garden Party - Foto: reprodução
Secret Garden Party – Foto: reprodução

Secret Garden Party
Quando: de 23 à 26 de julho
Onde: Abbots Ripton, Cambridgeshire
Você não vai ao Secret Garden Party pela música; vá para curtir o palco do lago – acessível apenas por canoa- , os jogos de estilo gladiador no Coliseu e as raves improvisadas no fundo da floresta. Quando você não está envolvido em uma luta de tinta ou imerso em uma banheira de água quente, pode assistir a artistas como Kate Tempest, Angus and Julia Stone e Temples.

Kendal Calling - Foto: reprodução
Kendal Calling – Foto: reprodução

– Kendal Calling
Quando: 30 de julho à 2 de agosto
Onde: Lowther Deer Park, Lake District
O Kendal Calling tem tudo para ser o festival hit deste ano, uma vez que celebra o seu 10º aniversário. Ideal para “festivaleiros” iniciantes, já que seu tamanho não intimida. Esta edição traz  Snoop Dogg, Elbow e Kodaline.

Wilderness - Foto: reprodução
Wilderness – Foto: reprodução

Wilderness
Quando: entre 06 e 09 de agosto
Onde: Cornbury Park, Oxfordshire
Situado no cenário idílico de Cornbury Park, Wilderness é uma festa eclética que integra artes, bem-estar e a Mãe Natureza. Os destaques do premiado festival incluem performances de teatro, passeios a cavalo, aulas de yoga, banquetes gourmet, forrageamento, oficinas de arte. Este ano, bandas como Bjork, Ben Howard e Nick Mulvey passarão pelo palco. Outra coisa que promete te segurar por lá é o famoso Lakeside Spa, repleto de banheiras de hidromassagem, piscina privativa, bar de champanhe e uma sauna a lenha.

Green Man - Foto: reprodução
Green Man – Foto: reprodução

Green Man
Quando: entre 20 e 23 de agosto
Onde: Brecon Beacons, no País de Gales
Com um line-up de músicos fantásticos (este ano, incluindo St Vincent e Hot Chip), o festival Green Man prepara um evento com 10 diferentes áreas e atrações para todos os gostos. O tema? “Freedom, Feasting and Family.” Por lá, você encontra desde massagens e saborosas comidas frescas até oficinas infantis. Além disso, se passar por lá, não perca a chance de subir no interior do próprio Green Man (uma escultura de um homem gigante feita inteiramente de madeira e folhas), antes que ele fique – literalmente – em chamas em uma exibição mágica na noite do domingo.

Creamfield - Foto: reprodução
Creamfield – Foto: reprodução

Creamfields
Quando: de 29 à 30 de agosto
Onde: Liverpool, Inglaterra
Se o seu cenário for o eletrônico, o Creamfields é imperdível por ser considerado um dos maiores festivais de música do gênero do mundo. No line-up deste ano, tops DJs como Avicii, Armin Van Buuren, Above & Beyond, Alesso, Steve Angello, Hardwell, Tiësto, Fatboy Slim e Afrojack. Os ingressos ainda estão à venda no site oficial do evento. Melhor garantir logo o seu porque acaba rápido.

Festival Number 6 - Foto: reprodução
Festival Number 6 – Foto: reprodução

– Festival Number 6
Quando: de 03 à 06 de setembro
Onde: Portmeirion, País de Gales
O festival No 6 ocorre não em um campo verde, mas em uma aldeia inteira. Durante quatro dias, em setembro, a encantadora cidade costeira de Portmeirion ganha vida com performances de improviso, teatro de rua e arte imersiva. Belle & Sebastian, Grace Jones e James Bay são alguns dos nomes que se apresentam em todos os lugares, desde a histórica Câmara Municipal até à praia.

 End of the Road - Foto: reprodução
End of the Road – Foto: reprodução

End of the Road
Quando: entre os dias 04 e 06 de setembro
Onde: Larmer Tree Jardins, Wiltshire
O que faz o End of the Road tão especial é que, desde que entrou para a cena dos festivais, em 2006, manteve-se completamente fiel às suas raízes. Você não vai encontrar nomes tradicionais da indústria musical no line-up deste evento. Com o mood descontraído e intimista do campo a festa é folk e indie. Entre as bandas, Laura Marling, War on Drugs, Sufjan Stevens e muitos mais. Pra quem é fã, promete ser incrível!

Bestival - Foto: reprodução
Bestival – Foto: reprodução

– Bestival
Quando: de 10 à 13 de setembro
Onde: Robin Hill Country Park, Isle of Wight
Bestival é último grande festival que encerra o verão europeu, e promete fazer isso com louvor. Este ano, Duran Duran, Chemical Brothers, FKA Twigs, Mark Ronson e outras bandas e grupos farão, deste, um evento inesquecível. Sob o tema “Love“, espere por uma celebração psicodélica de “música, liberdade, paz , amor e euforia”. Espere uma vibe seventies-disco, looks repletos de bottoms hippies e uma névoa de sinais de paz e amor coloridos.

Depois de escolher seus favoritos, aperte play em nossa playlist e comece a curtir desde já!