Capa do livro de Paulo Martinez, que custa R$ 85 - Foto: divulgação
Capa do livro de Paulo Martinez, que custa R$ 85 – Foto: divulgação

Por Matheus Evangelista, do SiteRG

A próxima terça-feira (04.02) promete arrastar uma avalanche de fashionistas a Livraria Cultura do shopping Iguatemi de São Paulo. O motivo? É lá que o editor de moda Paulo Martinez vai lançar seu primeiro livro, um compilado com os melhores – e mais impressionantes – trabalhos que ele realizou nesses mais de 10 anos dedicado a contar histórias por meio de editoriais de moda.

Carol Trentini por Cristiano Madureira para ffw_MAG! de 2007 - Foto: divulgação
Carol Trentini por Cristiano Madureira para ffw_MAG! de 2007 – Foto: divulgação

Com tanto o que mostrar, Martinez deu vida ao livro Moda é f#%@, lançado pela Luste Editores. “Nunca pensei na vida em fazer um livro. Isso nasceu de um convite, fiquei muito lisonjeado, muito honrado, muito apavorado… Fechei meus olhos e confiei”, disse ele, ao apresentar a publicação para a Bazaar. O volume é uma boa pedida para quem gosta de moda, e mais ainda do trabalho visionário de Martinez, que compilou imagens de acervo com fotos publicadas em diversas revistas fashionistas do país.

Editorial para a Pulp Magazine, com foto de Gustavo Zylbersztajn - Foto: divulgação
Editorial para a Pulp Magazine, com foto de Gustavo Zylbersztajn – Foto: divulgação

Nas mais de 200 páginas é possível ler detalhes de como o editor chegou até onde está, com depoimentos de gente de calibre, como Alexandre Herchcovitch, Carol Trentini, Gui Paganini, Costanza Pascolato e tantos outros que fizeram – e ainda fazem – parte do dia a dia de Martinez. “É uma honra ter esse registro. Fico muito agradecido por tudo isso, um verdadeiro luxo. É incrível ver sua vida profissional assim encadernada e de certa forma eternizada.”, celebra.