Por Priscilla Portugal
Redefinir a cultura e a arte contemporâneas são alguns dos objetivos que Miuccia Prada nunca escondeu. São anseios que aparecem em seus desfiles, nas criações de moda, em seus pontos de venda e, agora, nos edifícios-sede da Fondazione Prada. O primeiro, inaugurado em 2011, em Veneza, funciona em um palácio construído entre 1724 e 1728. O segundo, este o mais aguardado, deve abrir suas portas neste mês em Largo Isarco, na zona industrial de Milão.
A fundação em si já realiza projetos de arte, arquitetura, cinema e filosofia desde 1993, mas as sedes possibilitam mostras temporárias e permanentes do acervo da marca, instalações site-specific, exibições de filmes e um bar cool, que tem causado frisson nos fãs do trabalho do cineasta Wes Anderson (de O Grande Hotel Budapeste). Isso porque Wes foi convidado pela marca para emprestar sua visão nostálgica ao local, que reproduz a atmosfera típica dos cafés milaneses da Belle Époque. Mas o bar assinado por Anderson está longe de ser a única atração do espaço projetado pelo starchitect Rem Koolhaas, detentor do prêmio Pritzker de 2000. Ele reformulou uma área de 19 mil m², que já foi ocupada por uma destilaria.
E, além de explorar os sete edifícios existentes, construiu um pavilhão, um cinema e uma torre de nove andares, que deve funcionar como uma tela em branco. “Nossa proposta é oferecer um catálogo de condições arquitetônicas diferentes, a ser usado, à vontade, por artistas e curadores”, explica Koolhaas. Já o cinema estreia com a exibição de um documentário inédito e uma série de filmes de Roman Polanski. Neles, o diretor polonês mostra suas influências, como um longa de Doris Day, que foi inspiração para as primeiras cenas de O Bebê de Rosemary.
Em resumo, Miuccia justifica a imponência da Fondazione Prada como um espaço que incentiva a investigação artística e a experimentação, e não uma oportunidade de branding para a marca – que faturou cerca de € 3,5 bilhões em 2014 e emprega 10 mil pessoas. “O que me interessa não são as certezas, mas, sim, as dúvidas e os conflitos”, costuma dizer.