Cena de "Paris-Manhattan" de Sophie Lellouche, um dos destaques da edição 2012 do Festival Varilux de Cinema Francês - Foto: Reprodução
Cena de “Paris-Manhattan” de Sophie Lellouche, um dos destaques da edição 2012 do Festival Varilux de Cinema Francês – Foto: Reprodução

por Anna Del Mar

O Festival Varilux de Cinema traz a cada ano uma seleção com clássicos e revelações do cinema francês. Em 2013, o evento acontece durante os dias 1º e 16 de maio em mais de 45 cidades do Brasil, com o patrocínio da Embaixada da França no Brasil e da Aliança Francesa. Os cineastas Philippe le Guay, Agnès Jaoui, Jean-Pierre Améris e Benoît Jacquot já confirmaram presença no Brasil, assim como os atores Léa Seydoux e Arthur Dupont. A lista oficial com os 12 filmes participantes desta edição foi divulgada no começo do mês, e Bazaar selecionou 5 filmes imperdíveis. Confira abaixo:

Anos Incríveis (2012)

"Anos Incríveis" de Michel Leclerc - Foto: Reprodução
“Anos Incríveis” de Michel Leclerc – Foto: Reprodução

Com a popularização das filmadoras portáteis, um grupo de amigos decide criar seu próprio canal de televisão e incentivar uma revolução. Assim nasce a anarquista e provocadora Télé Gaucho. Comédia, filmada por Michel Leclerc com Félix Moati, Sara Forestier, Eric Elmosnino, Maiwenn Emmanuelle Béart no elenco

Aconteceu em Saint Tropez (2012)

 

Monica Belluci como Giovanna em cena de "Aconteceu em Saint Tropez", de de Danièle Thompson - Foto: Reprodução
Monica Belluci como Giovanna em cena de “Aconteceu em Saint Tropez”, de de Danièle Thompson – Foto: Reprodução

Um filme de Danièle Thompson com participação especial de Monica Bellucci. A história gira em torno da relação dos irmãos Roni (Kad Merad) e Zef (Eric Elmosnino). Os dois se detestam e a situação piora quando Roni decide casar a sua filha no mesmo dia em que Zef enterra sua esposa. A partir deste momento, uma série de eventos caóticos vão tirar a família dos eixos. Mas eventos inesperados podem acabar gerando uma história de amor, ou até mesmo duas.

Camille Claudell 1915 (2013)

Juliette Boniche como Camille Claudell - Foto: Reprodução
Juliette Boniche como Camille Claudell – Foto: Reprodução

 

Juliette Boniche interpreta a escultora Camille Claudell e a vida solitária e reclusa que levou durante o inverno de 1915, quando foi internada pela família em um manicômio no sul da França e aguardava a visita do irmão, Paul (Jean-Luc Vincent).

Prenda-me (2012)

Prenda-me, de Jean-Paul Lilienfeld -  Foto: Reprodução
Prenda-me, de Jean-Paul Lilienfeld – Foto: Reprodução

Vários anos após a morte do marido, uma mulher (Sophie Marceau) decide ir à polícia e dizer que, contrariamente ao laudo criminalístico, seu homem não teria cometido suicídio, mas foi empurrado por ela mesma da janela do 8º andar. Diante desta confissão inesperada, a delegada (Miou-Miou) começa a duvidar: qual seria o real motivo desta confissão? A delegada decide então investigar o caso, descobrindo toda a verdade por trás do assassinato. Começa um jogo de poder e manipulação entre as duas mulheres, do qual apenas uma sairá vencedora. De  Jean-Paul Lilienfeld.

Renoir (2012)

Renoir (2012) - Foto: reprodução
Renoir (2012) – Foto: reprodução

Côte d’Azur, 1915. Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) é atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean (Vincent Rottiers), ferido na guerra. Eis que surge em sua vida Andrée (Christa Theret), uma jovem bela e radiante que desperta no pintor uma inesperada energia. Rejuvenescido, Renoir a torna sua musa, mas o paraíso logo será abalado pela volta de Jean, que também se rende aos encantos da misteriosa ruiva.

Prepare a pipoca!