Busca Home Bazaar Brasil

Rankin conta sua história na moda em novo livro

Spice Girls, Madonna, Juliette Binoche, Kevin Spacey, Vivienne Westwood, Britney Spears e até a rainha Elizabeth II já posaram para o fotógrafo

by Felipe Stoffa
Winnie Harlow para a "Hunger" (2016) - Foto: Rankin

Winnie Harlow para a “Hunger” (2016) – Foto: Rankin

O mais recente projeto fotográfico de Rankin foi realizado em parceria com a ONG Changing Faces, que apoia pessoas que têm algum tipo de deformidade, como marcas pelo corpo e cicatrizes. Nele, o britânico de 52 anos reuniu 16 mulheres que posaram sem medo de mostrar suas características particulares.

A ideia é questionar o status quo do conceito de beleza, principalmente no mundo da moda. “Amei trabalhar com todas essas mulheres inspiradoras”, comemorou, em sua conta no Instagram.

Produzir com os mais distintos tipos de pessoas, descobrir novos talentos e manter a habilidade de retratar a intimidade de cada personagem que posa para suas lentes é parte do DNA do artista. Não à toa, ele foi um dos fundadores da revista “Dazed & Confused”, em 1991, que futuramente se tornou um grupo de mídia e acoplou mais outros quatro títulos em sua lista: “Another Magazine”, “Another Man”, “RANK” e, por último, “Hunger”. Todos assinados por ele.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Heidi Klum para "Another Magazine" (2003) - Foto: Rankin

Heidi Klum para “Another Magazine” (2003) – Foto: Rankin

John Rankin Waddell possui um trabalho que, por décadas, comemorou a excelência da criatividade e soube muito bem fazer isso rodeado de novos talentos. Alguns já até superaram sua fama, como costuma dizer.

Agora, ele publica, pela editora Rizzoli, o novo livro fotográfico, “Unfashionable”, que funciona como retrospectiva de seus melhores trabalhos com a moda. Desde os primeiros cliques, nos anos 1980, até obras mais recentes, a ideia é mostrar como ele moldou a cultura popular durante gerações.

A publicação foi editada pelo próprio fotógrafo, em parceria com o amigo de faculdade Jefferson Hack, com quem fundou o grupo Dazed, além de Katie Grand, a modelo Kate Moss e o make-up artist Andrew Gallimore. Todos parceiros de longa data de Rankin.

Editorial para a revista "Hunger" (2012) - Foto: Rankin

Editorial para a revista “Hunger” (2012) – Foto: Rankin

A ordem das imagens foi feita por cronologia inversa, começando pelos trabalhos mais recentes até chegar às polaroids que fez no início de carreira. Spice Girls, Madonna, Juliette Binoche, Kevin Spacey, Vivienne Westwood, Britney Spears e até a rainha Elizabeth II já posaram para o fotógrafo.

Algumas delas aparecem na publicação, como o ensaio com a top Heidi Klum para um editorial publicado na “Another Magazine”, em 2003. Além de Winnie Harlow e Bella Hadid, por exemplo. Com curadoria afiada, o novo livro reforça a inventividade de Rankin.

Leia mais:
Fotografia de Miguel Rio Branco monta quebra-cabeça de paisagens diversas
“Orixás”, de Pierre Verger, ganha nova edição