Com 10 imagens dispostas entre obras de parede e painéis, espaço virtual foi construído do zero (Foto: Reprodução)

Raquel Paternostro estava trabalhando na sua primeira exposição individual, “Vibrações Emocionais”, quando veio a pandemia e impediu que ela a realizasse a sua estreia sozinha em uma galeria de arte. No entanto, a artista visual – que é também mestre em psicologia – decidiu encarar um formato digital, por vídeo, no seu próprio Instagram.

SIGA BAZAAR NO INSTAGRAM

Diante do público estão 10 imagens dispostas entre obras de parede e painéis que emergem do chão. Para essa mostra, ela registrou em fotografia digital centenas de composições de um monitor de LED, organizando-as cromaticamente. Quem assina a curadoria é Carollina Lauriano, que participou do projeto desenvolvendo o conceito dos trabalhos e o texto curatorial.

Nas palavras da curadora, caminhar pelas fotografias de Raquel é observar nossa própria existência emocional. “Os campos de cor que definem o trabalho de Raquel Pater permite o vibrar de nossas emoções em seu aspecto mais íntimo e revelador.” Para ela, Raquel constrói, em tempos de distanciamento social, a galeria do futuro: um ambiente modificável que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo e uma exposição de obras com flexibilidade em transporte, acabamento e suporte.

Raquel Paternostro (à esq.) e Carollina Lauriano (à dir.) – Fotos: Divulgação

“Queria algo inovador e acessível onde qualquer pessoa, navegando pela internet, pudesse conhecer meu trabalho e, quem sabe, adquiri-lo”, afirma a artista, que se dedica às Artes desde o final da década de 1980. Em 2014, Rachel havia participado da mostra coletiva “Foto Formato”, na Galeria Pintura Brasileira.

Para o espaço, a artista se inspirou em referências de museus e galerias visitados durante sua carreira. A arquitetura moderna, com grandes janelas de vidro e cercada por natureza, cria um ambiente aconchegante que influencia positivamente na experiência entre espectador e obra. O consultor artístico Victor Valery foi o responsável por colocar em prática esse desafio e, em suas palavras, tornando Rachel a primeira artista independente a lançar uma exposição desta natureza. Para compor o cenário de onde ocorre a mostra, o ZMS Studio de arquitetura foi chamado e construiu o espaço da galeria do zero.

Vibrações Emocionais/Emotional Vibrations conta com trilha sonora “Miss You” do famoso DJ dinamarquês Anders Trentmøller, que gentilmente licenciou a música para o projeto. No exterior, a divulgação está a cargo do selo VANDL ART.


“Vibrações Emocionais/Emotional Vibrations”, de Raquel Pater