Nesta quarta-feira começa a maior retrospectiva fotográfica dedicada a uma das grandes tops internacionais, Carmen Dell’Orefice. A exibição, intitulada Carmen: A life in Fashion, fica em cartaz até janeiro de 2012 na Fashion Space Gallery, em Londres.

Aos oitenta anos de idade, Carmem se tornou um ícone da moda, com uma das carreiras mais duradouras nas passarelas, além de ter trabalhado com fotógrafos lendários como Irvin Penn e Richard Avedon e ser uma das musas de Salvador Dali.

Ela começou sua carreira como modelo aos treze anos de idade, quando foi descoberta dentro de um ônibus em Nova York. Em 1947, Carmem já era a modelo preferida de Erwin Blumenfeld, um dos maiores fotógrafos da época. Desde então, Carmem não parou mais e até hoje trabalha com os nomes mais icônicos da indústria de moda.

A exposição mostra – através de retratos íntimos nunca antes vistos – a carreira meteórica e bem sustentada da supermodelo, além de seu papel como musa de moda. As imagens vão desde oi início de sua carreira até os dias de hoje, com uma série de fotos do fotógrafo iraniano Ali Mahdavi, feitas em parceria com a London College of Fashion, para celebrar seu aniversário de oitenta anos.

Com curadoria do ilustrador de moda David Downtonw, esta é uma parada obrigatória para quem gosta de moda. Em nossa galeria, algumas imagens da expo. Só clicar.

Fotos: Reprodução