Hugues Bonnet-Masimbert e Rosé do Blackpink na expo da Rimowa: “Seit 1898” – Foto: Getty Images

De Nova York*

A Rimowa completa 125 anos, mostrando como atravessar o tempo, se manter relevante e ainda virar objeto de desejo nos dias atuais. A marca de malas desembarca em Nova York com a exposição “Seit 1898” (Desde 1898, traduzido do alemão), que conta toda a trajetória da label iniciada em Colônia, na Alemanha, e se reinventa a cada ano com produtos que vão das tradicionais malas de alumínio a capinhas de celular, passando por outros goodies.

Sem esquecer das collabs que despertam a curiosidade e interesse de quem ama viajar. A mais recente, anunciada durante o lançamento nesta quinta (07.09), foi uma parceria com a marca-irmã Tiffany & Co., cujos produtos no tradicional Pantone serão revelados em breve.

Um quadrado com a cor da Tiffany & Co acompanhada de uma plaquinha anuncia a collab – Foto: André Aloi

A exibição ocupa a Chelsea Factory, em Nova York, até o próximo dia 17 depois de passar por Tóquio, no Japão, em junho. Ao entrar no espaço, você recebe um cartão de embarque, que garante a sua passagem de volta no tempo. Das primeiras malas confeccionadas em couro até chegar às mais rígidas, mostrando como inspiração o primeiro avião de alumínio.

Em uma linha do tempo que resgata a história, a mostra se propõe a reforçar a tecnologia de seus produtos através dos tempos, qualidade e usabilidade e, assim, cativar seu público. E se os mínimos detalhes são coisas importantíssimas para eles, uma mala de proporções estratosféricas foi remontada milimetricamente e, cada pecinha, posicionada em uma instalação para reforçar a minúcia e importância de cada item – das rodinhas à alça.

Na retrospectiva, a Rimowa prova que tudo pode virar uma case de transporte para qualquer necessidade – se é que isso já não aconteceu. De case de maquiagem a mala à prova d’água ou de crocodilos, de porta-vinis ou fones de ouvido a mala acolchoada para transportar garrafas. Outros itens já produzidos, e que aparecem em cartaz, estão maletas para charutos ou fichas de cassino, uma mala exclusiva para golfe e até mesmo uma televisão com as tradicionais linhas que aparecem no alumínio em alto-relevo.

Malas desenvolvidas especialmente para artistas, como Spike Lee, Takashi Murakami ou Patti Smith, ou que foram confeccionadas particularmente para uma determinada necessidade, como o caso da carry on de Pierre Cadault (interpretado por Jean-Christophe Bouvet) em “Emily in Paris” (Netflix), tomam cada canto da fábrica, contando a história da Rimowa ao longo do último século.

A expografia ainda reserva um cantinho exclusivo para as collabs realizadas nos anos mais recentes, desde a aquisição da marca de malas de luxo por parte da LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), em 2017. Entre as parcerias de sucesso, estão Dior, Off-White, Supreme, Fendi e Moncler, além de Adidas.

Uma centena de peças está em exposição, acompanhada de um texto explicativo sobre sua relevância para a cultura pop. Como, por exemplo, a suitcase de “Missão Impossível 4” ou a mala transparente de Billie Eilish, desenvolvida pelo mestre Virgil Abloh, além de outros clientes A-list, como LeBron James, Martha Stewart e Lewis Hamilton. Antes de voltar para onde tudo começou, em Colônia (Alemanha), a mostra faz um pit-stop por Xangai para guiar os visitantes sobre o processo de evolução das viagens desde que a maison foi fundada.

Espaço das collabs: de Moncler a Dior, e mais. No Japão, na foto, ainda não tinham anunciado a collab com Tiffany – Foto: Divulgação

Retrospectiva Seit 1898
547 West 26th Street, Chelsea Factory
Entrada gratuita
:: rimowaseit1898.com

Noite de festa

Os 125 anos da Rimowa foram celebrados com noite de festa, durante a abertura da exposição em Nova York. Ao lado do CEO da Rimowa, Hugues Bonnet-Masimbert, quem cortou a faixa de abertura da mostra foi Rosé, uma das vocalistas do grupo de k-pop Blackpink. Além dos DJ sets, a atração especial da noite foi o rapper britânico Central Cee, que subiu ao palco do lado de fora da fábrica para entoar algumas de suas canções. Entre os convidados, estavam modelos, influencers e jornalistas do mundo todo, incluindo o cineasta Spike Lee, o ator Luka Sabbat, os designers Sabrina Albarello e Heron Preston, além das brasileiras Gkay e Rafa Kalimann.

 

Ícones globais

Como parte da celebração de seu aniversário, a Rimowa apresentou o quarto capítulo da série “Never Still”, com rostos conhecidos por terem espíritos inquietos e desbravadores: o jogador de futebol francês Kylian Mbappé, a cantora Rosé (do quarteto de K-Pop Blackpink) e o corredor de Fórmula 1 Lewis Hamilton (Reino Unido).

A campanha, que ganhou o mundo nesta quinta, fala sobre o significado de casa para esses globetrotters e o propósito das viagens, o espírito de desbravamento que nos tomou pós-pandemia, e como esse processo de evolução se comunica com a narrativa da marca alemã. Os vídeos da campanha foram arrematados por trilha sonora do compositor e múltiplo ganhador do Oscar Hans Zimmer, em sua segunda collab com a marca de malas.

*O jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da Rimowa