
Roberto Wagner – “Sem Título”
Roberto Wagner lança o livro Untitled, resultado de um recorte do trabalho que vem desenvolvendo há alguns anos. “Resumidamente, trato de algumas questões, como geometria, espaço e cor”, conta o fotógrafo. Com 33 fotos clicadas entre 2017 e 2023, o fotógrafo e curador Guilherme Wisnik participou da edição do livro do artista residente em São Paulo.

Roberto Wagner – “Sem Título”
“O artista, com seu olhar abstrato-geométrico, aborda elementos díspares como uma pilha de tijolos e uma mancha numa parede branca construindo uma narrativa, ao mesmo tempo, expressiva, sutil e impactante”, resume o curador de arte Luis Sandes. E discorre sobre a arte geométrica dos artistas contemporâneos brasileiros: “Ensaio sobre nossa experiência urbana, construída por meio da abstração geométrica. Se a cidade é um turbilhão incompreensível, o olhar do fotógrafo se coloca em oposição a isso, construindo imagens ordenadas, equilibradas e alinhadas”.
Ainda que o modo de composição do artista organize nossa experiência visual com a cidade, ele não se sobrepõe ou se impõe a ela. As imagens podem soar “inacabadas, deterioradas e imperfeitas” ou, mas é nesta relação que se encontra a abstração geométrica. “Menos pela presença de linhas, grids e formas geométricas e mais pelo modo de o artista compô-las, com precisão, simetria e ordem”.