
Fique de olho no que tem de mais quente nos cinemas e exposições. Veja o roteiro da Bazaar e se programe:
Janeiro
O ano começa com uma retrospectiva do artista Lucio Fontana, no MET, em Nova York, que celebra sua carreira e explora os suportes trabalhados por ele.

Vale a pena perder tempo no cinema: o remake do francês “Intocáveis”, estrelado por Nicole Kidman, Bryan Cranston e Kevin Hart. Em “Serenity”, Matthew McConaughey e Anne Hathaway contam história do misterioso passado de um capitão de barco. Já “The Favourite” parece ser uma das promessas: o longa narra o legado da rainha inglesa Anne, no século 18, e tem as atrizes Emma Stone, Rachel Weisz e Olivia Colman, que faz o papel da monarca.

A família real inglesa continua em alta em “Mary Queen of Scots”, sobre a vida de Mary Stuart e a guerra contra a prima rainha Elizabeth I. Outro destaque é “Colette”, filme biográfico da escritora francesa Sidonie-Gabrielle Colette (Keira Knightley), indicada ao prêmio Nobel de literatura em 1948.
Fevereiro

O nova-iorquino FIT Museum celebra seus 50 anos em mostra que reúne icônicas peças. Moda também é pauta na exposição organizada pelo V&A, em Londres, sobre Christian Dior. Em Amsterdã, o museu Foam apresenta fotografias de Erwin Blumenfeld.

Já o MoMA homenageia a carreira do espanhol Joan Miró. A artista brasileira Erika Verzutti, um dos destaques na 32ª Bienal de São Paulo, em 2016, recebe mostra no Centre Pompidou, em Paris.

Enquanto isso, a Pinacoteca paulistana abre individuais dos artistas Marcius Galan, Debora Bolsoni, Regina Parra e Matheus Rocha Pitta. O Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, organiza exposição sobre o artista e film maker alemão Harun Farocki.

Já nas telonas, uma mulher que procura se vingar da morte da família em um simulado acidente de avião é a trama central de “The Rhythm Section”, longa com Blake Lively e Jude Law.
Março

Após o sucesso de “Get Out”, o diretor Jordan Peele lança sua nova produção, “Us”. Até agora, pouco se sabe sobre a obra, o que a deixa ainda mais esperada, que terá a atriz Lupita Nyong’o. Em “Where’d You Go, Bernadette”, Cate Blanchett vive Bernadette Fox, que desaparece de forma misteriosa e sua filha de 15 anos passa a procurá-la incessantemente, enquanto descobre o passado turbulento da mãe.

Gênero e sexualidade na moda são tema da exposição “Gender Bending Fashion”, no Museum of Fine Arts, em Boston, e o brasileiro Ernesto Neto ganha uma retrospectiva inédita em São Paulo, na Pinacoteca.

A galeria paulistana Jaqueline Martins abre a segunda edição do Projeto Condo, uma colaboração internacional entre galerias ao redor do mundo. Desta vez, a novidade é a participação da londrina Rodeo. Simultaneamente, o espaço organiza a primeira individual do americano Robert Barry no Brasil.
Abril

Entre os dias 5 e 7, acontece o festival de música Lollapalooza, em São Paulo.

Nas artes, a SP-Arte inaugura sua 15ª edição e, no embalo, o Masp abre uma retrospectiva sobre a vida de Lina Bo Bardi, arquiteta responsável pelo projeto do museu. No MAM, “Os Anos em Que Vivemos Em Perigo” tem curadoria de Marcos Moraes e apresenta obras da coleção do museu produzidas entre 1967 e 1969, um dos períodos mais duros do regime militar no País. A mostra também acompanha filmes produzidos na época.

Para os fãs de “Game Of Thrones”, a última e tão aguardada temporada da série, produzida pela HBO, chega ao streaming.
Maio

Como suceder uma exposição que incluiu roupas enviadas diretamente do Vaticano e foi uma das mais faladas em 2018? Aguarde até maio para visitar “Camp: Notes on Fashion”. A mostra, sediada no Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, foi inspirada no ensaio da filósofa e novelista Susan Sontag, “Notes On Camp”, publicado em 1964.

Nas telonas, Taron Egerton dará vida a Elton John em “Rocketman”, dirigido por Dexter Fletcher, sobre a trajetória de um dos maiores músicos da atualidade.
Junho

“Virgil Abloh: Figures of Speech” é a primeira exposição do Museu de Arte Contemporânea de Chicago dedicada ao trabalho do estilista.

As icônicas personagens criadas por Cindy Sherman viajam o mundo: uma grande retrospectiva sobre a artista na National Portrait Gallery, em Londres, apresenta obras famosas e também nunca antes vistas.

Já no Hammer Museum, em Los Angeles, a britânica Sarah Lucas recebe uma individual inédita, enquanto a artista portuguesa Grada Kilomba chega à Pinacoteca, em São Paulo.
Leia mais:
Maggie Smith: 10 filmes do ícone britânico para assistir
“David Lynch: The Art Life” – fashion film da semana é pura arte
Humphrey Bogart: 10 filmes do ícone americano para assistir já!