Patricia Gouvêa, Sobrevida #4 (2018) - Foto: Patricia Gouvêa/Divulgação

Patricia Gouvêa, Sobrevida #4 (2018) – Foto: Patricia Gouvêa/Divulgação

Sobrevida – Patricia Gouvêa
Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Rua João Borges, 86, Gávea
De 9 de maio até 9 de junho
Foi a partir de duas viagens à Amazônia que a pesquisadora e artista Patricia Gouvêa encontrou material que fundamenta sua nova individual na galeria, com 16 fotografias e dois vídeos. Os trabalhos foram produzidos entre 2017 e 2018, grande parte durante a residência LABVERDE, que ofereceu a artista uma imersão de dez dias na Floresta. A mostra acontece tanto dentro como fora da galeria, e discute a domesticação da natureza pelo ser humano. Em suas fotos, a beleza e o verde se contrapõem à cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo.

Abraham Palatnik, Objeto Cinético, 2006-2018 - Foto: Divulgação

Abraham Palatnik, Objeto Cinético, 2006-2018 – Foto: Divulgação

Abraham Palatnik – Em Movimento
Galeria Nara Roesler
Rua Redentor, 241, Ipanema
Até 14 de junho
Os 90 anos de Abraham Palatnik, considerado o pai da arte cinética, são comemorados na exposição que o artista recebe na galeria. O destaque da mostra vai para o novo objeto cinético do artista, produzido neste ano, além de outras obras recentes, como relevos sobre acrílico e madeira.

Trabalho de Suzana Queiroga - Foto: Divulgação

Trabalho de Suzana Queiroga – Foto: Divulgação

Miradouro – Suzana Queiroga
Paço Imperial
Praça XV de novembro, 48, Centro
Até 27 de maio
Em três salas do segundo andar da instituição, a artista Susana Queiroga apresenta um conjunto de 15 trabalhos recentes – alguns até então inéditos –, entre pinturas, vídeos, instalação e escultura, todos em grandes formatos. A curadoria é assinada por Raphael Fonseca, e as obras retomam a pesquisa da artista sobre o tempo, a paisagem e a cartografia.

Mariana Manhães, Variações (2016) - Foto: Divulgação

Mariana Manhães, Variações (2016) – Foto: Divulgação

Intersubjetividades
Espaço Cultural Correios
Avenida Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói
Até 7 de julho
A nova coletiva reúne vinte e dois artistas visuais que apresentam, entre pintura, fotografia, colagem, performance e objetos, trabalhos que discutem ou fazem referência à observação das mudanças no mundo. A curadoria é de Áureo Guilherme Mendonça, professor no Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense.