Tacita Dean, The Story of the Lemon that Grew Hair (1991–2014) - Foto: Jaime Acioli. © Tacita Dean. Cortesia [Courtesy] Frith Street Gallery, London; Marian Goodman Gallery, New York/Paris
Tacita Dean, The Story of the Lemon that Grew Hair (1991–2014) – Foto: Jaime Acioli. © Tacita Dean. Cortesia [Courtesy] Frith Street Gallery, London; Marian Goodman Gallery, New York/Paris

Esse Obscuro Objeto do Desejo
Carpintaria
Rua Jardim Botânico, 971, Lagoa
Até 28 de abril
Último sábado para visitar a coletiva, que explora os cruzamentos entre a abstração, percepção, desejo e a memória. Com curadoria de Philip Larratt-Smith, a exposição acontece simultaneamente no espaço do Rio de Janeiro e na Fortes D’Aloia & Gabriel, em São Paulo, com obras dos artistas Miroslaw Balka, Tacita Dean, Iran do Espírito Santo, Félix González-Torres, Douglas Gordon, Roni Horn, Rivane Neuenschwander e Wolfgang Tillmans.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

5+5
Anita Schwartz Galeria
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea
Até 9 de junho
Para comemorar os dez anos de espaço na Gávea, no Rio de Janeiro, a Galeria Anita Schwartz inaugurou a mostra 5 + 5. A coletiva conta com obras dos artistas representados pelo espaço: Arthur Chaves, Estela Sokol, Luiza Baldan, Nuno Ramos e Rochelle Costi. Cada um deles escolheu mais cinco artistas que dialogam com seus trabalhos, como Cadu, Marcelo Cipis, Lenora de Barros, Eduardo Climachauska e Fernando Limberger.

Obra de Cristina Salgado - Foto: Divulgação
Obra de Cristina Salgado – Foto: Divulgação

Exteriores Internos – Cristina Salgado
Mul.ti.plo Espaço de Arte
Rua Dias Ferreira, 417, Leblon
Até 26 de maio
Desenhos em pastel seco e esculturas em tapete, borracha, parafusos e acrílico são alguns dos trabalhos recentes de Cristina Salgado, reunidos em sua nova individual. Para a ocasião, a artista apresenta uma pesquisa pautada pela investigação do corpo humano, principalmente na utilização dos materiais de sua produção.

Foto: Divulgação
Rio do Samba: Resistência e Reinvenção

Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 4, Centro
Até 30 de fevereiro de 2019
Com abertura no sábado (28.04), Rio do Samba é parte das celebrações de 5 anos do Museu de Arte do Rio. A mostra reúne mais de 800 itens, como pinturas de Di Cavalcanti, Candido Portinari, Heitor dos Prazeres e Guignard, além de fotografias e até trabalhos mais contemporâneos, para discutir sobre a história do samba, desde o século 19 até os dias de hoje. A curadoria é de Nei Lopes, Evandro Salles, Clarissa Diniz e Marcelo Campos. Entre algumas peças mais raras da mostra, destaca-se um cojunto de joias usadas por Carmen Miranda.