Busca Home Bazaar Brasil

Hyper Bazaar: roteiro de exposições de artes visuais

Bazaar Art indica três mostras imperdíveis em São Paulo

by Felipe Stoffa
Pintura A (1967), de Rubem Valentim - Foto: Divulgação

Pintura A (1967), de Rubem Valentim – Foto: Divulgação

O hype Bazaar deste sábado (01.12) é sobre arte: um roteiro de artes visuais para curtir em São Paulo. Anote as dicas e

Rubem Valentim
Mendes Wood DM
Rua da Consolação, 3368 – Jardins, São Paulo
Até 31 de janeiro de 2019
Morto em 1991, o brasileiro é um dos artistas que mais se destacaram neste ano. Suas obras, entre pinturas e esculturas que falam sobre o universo religioso e místico do nosso País, possuem uma linguagem artística focada em signos. E já passaram pelo Centro Cultural Correios paulistano, estão em individual no MASP, além de outras exposições. Agora, um recorte de pinturas e esculturas de Valentim ganha destaque na galeria Mendes Wood DM, que passou a representá-lo.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

Ear ashtray (2018), de Yuli Yamagata - Foto: Divulgação

Ear ashtray (2018), de Yuli Yamagata – Foto: Divulgação

Fálico Mágico
Lamb Arts São Paulo
Rua Barão de Capanema 343, apt. 09 – Jardins, São Paulo
Até 20 de dezembro
Entre uma parceria com Camila Yunes Guarita, art advisor e dona da Kura Arte, a galeria londrina Lamb Arts abriu uma sede pop up em São Paulo, nos jardins. Para a ocasião, o espaço abre a mostra Fálico Mágico, com obras de artistas britânicos e europeus de renome, como Tracey Emin, Robert Mapplethorpe, e brasileiros, entre eles Brígida Baltar, João Loureuro e Yuli Yamagata. São esculturas, pinturas, performance e vídeos que falam sobre o sexo e a sexualidade, além de provocar uma troca entre dois países. “A ideia é que as pessoas possam se transportar, além de sentir certo estranhamento e curiosidade quando entrar na exposição. Acredito que a arte tem o papel de nos provocar, para que possamos refletir sobre diferentes questões”, diz Camila Yunes.

Nuvens (2017), pintura de Cristina Canale - Foto: Divulgação

Nuvens (2017), pintura de Cristina Canale – Foto: Divulgação

Cristina Canale
Galeria Nara Roesler
Avenida Europa, 655 – Jardins, São Paulo
Até 19 de janeiro de 2019
Uma das maiores pintoras brasileiras, parte da famosa Geração 80, Cristina Canale teve sua última mostra na galeria paulistana em 2011. Desde aquele ano, ela passou a pesquisar com mais força questões ligadas ao feminino. Agora, para a nova exposição, ela apresenta pinturas de cabeças de mulheres. Como contraponto, uma enorme tela (2 x 3m) retrata uma cadeira solitária misturada à paisagem abstrata de seu fundo. Para a artista, o objeto remete à feminilidade. “Tenho a impressão de que todas essas obras giram em torno da dicotomia entre presença e ausência”, disse Cristina.