Sete exposições sobre moda para visitar em Nova York

A moda invadiu os museus da cidade

by Carol Hungria
Pierre Cardin, mestre do futurismo - Foto: Divulgação

Pierre Cardin, mestre do futurismo – Foto: Divulgação

Por Cristiane Peixoto

A moda invadiu os museus, e deixou de ser vista como um assunto frívolo oferecendo ao público uma oportunidade de se conhecer a história do mundo e seus costumes, por meio das roupas. A exposição no Metropolitan Museum em 2018, “Heavenly Bodies – Fashion and the Catholic Imagination”, foi a que recebeu o maior número de visitantes do museu até hoje, cerca de 1,7 milhão de pessoas.

Camp : Notes on Fashion“, no mesmo museu, acaba de fechar depois de cinco meses em cartaz. Mas não desanime se você está em NY ou de viagem marcada para os próximos meses. Aproveitando a onda, outros museus em NY estão com ótimas exposições (alguns com até duas ao mesmo tempo). Anote:

Pierre Cardin: Future Fashion”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais do que merecida esta retrospectiva de um dos grandes designers do mundo, ainda ativo com 97 anos. Sempre fascinado pelo futuro, ele é conhecido por sua moda inspirada na era espacial, looks unissex e por ser pioneiro no mercado de licenciamento.
Brooklyn Museum of Art, até 5 janeiro 2020

“Paris: Capital of Fashion”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

De Marie Antoinette a YSL … O que fez Paris se tornar a capital da moda? A resposta você encontra no museu do FIT. A exposição tem curadoria da diretora do museu, Valerie Steele, uma expert no assunto.
Museum at FIT – até 4 janeiro 2020

“Minimalism/Maximalism”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os extremos na moda representados por modelos do século 18 até os dias de hoje. Pense Calvin Klein ao lado de Christian Lacroix . Entenda a estética de cada movimento e como representaram uma época ou determinado período.
Museum at FIT, até 16 novembro 2019

“French Fashion: Women & The First World War”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Primeira Guerra Mundial e suas consequências na moda francesa – e principalmente no papel das mulheres durante e depois – é o tema desta mostra. Peça originais (Poiret e Chanel entre eles) e um vasto material histórico como fotos, desenhos e objetos fazem desta pequena exposição um excelente programa.
Bard Graduate Center Gallery, até 5 janeiro 2020

“Vera Paints a Scarf”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Vera Neumann foi uma artista e empreendedora americana pioneira na criação de “lifestyle brand”. Começou com lenços estampados e expandiu para coleções de cama & mesa, moda e objetos de decoração. Cada estampa linda de morrer.
Museum of Arts and Design, até 26 janeiro 2020

“The World of Anna Sui”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde o início dos anos 90, quando lançou sua primeira coleção, Anna Sui manteve sua visão e estilo meio boho meio hippie que até hoje encanta as nova iorquinas e fashionistas ao redor do globo. A mostra reúne cerca de 100 looks dos arquivos da própria designer além de sketch books, objetos e tudo que a inspira. A must!
Museum of Arts and Design, até 23 fevereiro 2020

“In Pursuit of Fashion: The Sandy Schreier Collection”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Só abre em novembro, mas tem tudo para ser um sucesso e vale anotar. Provavelmente você nunca ouviu falar em Sandy Schreier, mas ela é uma das maiores fashion collectors do mundo e acaba de doar em vida parte do seu arquivo para o museu. Roupas, acessórios, ilustrações e muito mais.
Metropolitan Museum of Art, de 27 novembro 2019 até 17 maio 2020.

Leia mais:

Tags: