Foto: Harper's Bazaar China
Foto: Harper’s Bazaar China

Por Paula Jacob

Sabe aquele trabalho de assistir todos os filmes e séries, em casa, no seu sofá, para taggear as categorias do Netflix? Dos sonhos certo? Também. Bazaar bateu um papo com Bruno Telloli, responsável por todas as playlists do Spotify Brasil ( e seus incríveis nomes criativos), que nos contou fatos e curiosidades de mais um daqueles dream jobs que sempre desejamos ter em algum momento da vida.

Comemorando um ano da plataforma de streaming mundial no país, Bruno vem de uma trajetória musical interessante, até curadoria do My Space ele já fez! Toda essa experiência ajudou no cargo atual, convidado pelo próprio Spotify, “todo o meu conhecimento de conteúdo online e comportamento do brasileiro diante da música, o que eles escutam mais, o que procuram… me ajudou bastante,” conta Bruno.

Hit "Sugar" de Maroon 5 é uma das músicas mais ouvidas - Foto: Divulgação
Hit “Sugar” de Maroon 5 é uma das músicas mais ouvidas – Foto: Divulgação

Se colocar no lugar do usuário é uma tarefa essencial, “precisamos levar em conta o que as pessoas gostam de ouvir e quando gostam de ouvir,” conta “muitas vezes vemos tweets elogiando nossas playlists, dizendo ‘quero casar com o cara que faz as listas do Spotify‘, é bem divertido ver o retorno positivo.”

Sobre a curadoria de músicas que Bruno, como pessoa física, não gosta, já não é mais um problema. “Hoje em dia eu consigo separar o gosto pessoal do trabalho, no começo não era uma tarefa fácil, mas já superei,” explica Bruno, “preciso entender que o artista é bom, dentro da categoria dele, e isso que importa no fim das contas.” Estar antenado no que acontece no cenário musical é uma regra, novas bandas, novas músicas, tudo conta no momento de montar uma nova playlist ou atualizá-la. “Nessa hora você tem o lado humano. Nossos usuários estão abertos a escutar o novo, eles gostam de coisas novas, buscam, mas também esperam que essa iniciativa venha de nós.”

A quantidade de playlists por dia varia muito, podem ter cinco novas ou nenhuma, e tudo também depende do que está acontecendo. No dia da morte de B.B. King, uma lista com as melhores músicas, homenageando rei do blues, entrou na home principal pouco tempo depois do anúncio oficial.

"Do I Wanna Know" do álbum AM de Arctic Monkeys também está entre as mais ouvidas - Foto: Youtube
“Do I Wanna Know” do álbum AM de Arctic Monkeys também está entre as mais ouvidas – Foto: Youtube

Apesar de trabalhar sozinho no “núcleo”, Bruno adora trocar informações com as pessoas do escritório e involuntariamente com seus amigos. “Todo mundo acha que sou uma enciclopédia musical, me pedem dicas, novas bandas a até reclamam de algumas faixas que coloco nas listas, o que é ótimo no final das contas, porque consigo entender cada vez mais o usuário.”

Com os números de adeptos da plataforma crescendo a cada dia, novos planos para o Spotify Brasil estão em vista. Entre eles o Spotify Sessions, com artistas brasileiros. Bazaar amou!