Queen é a região mais arborizada da cidade - Foto: reprodução
Queen é a região mais arborizada da cidade – Foto: reprodução

Para uma cidade conhecida por todos os seus imensos prédios de aço e concreto, Nova York tem uma quantidade surpreendente de árvores. Na última contagem, foram encontrados 592.130 exemplares, isso sem levar em conta os parques e cemitérios. Se o Central Park fosse acrescentado, esse número cresceria muito mais.

E agora podemos ver todo esse verde organizado em mapas criados por Jill Hubley, um web designer que mora no Brooklyn e criou essas lindas visualizações baseado no censo de 2015.

Cinco regiões da cidade têm um mix de três espécies predominantes. O Brooklyn, por exemplo, tem muito vermelho ao se olhar o mapeamento, que indica maior quantidade da espécie London Plane. Manhattan tem tipos mais exóticos, como Callery Pear e Zelkova japonesa. O Queens, onde encontra-se a maior quantidade de árvores na cidade , tem mais Maple norueguês e Honeylocust.

O departamento de Parques de Nova York está realizando um novo censo esse ano, com a ajuda de centenas de voluntários. Hubley promete atualizar os mapas assim que os novos dados sejam divulgados. Além de visualmente bonita, a ação chama a atencão para a importância da presença de árvores em ambientes urbanos e do cuidado necessário para sua preservação.