Busca Home Bazaar Brasil

Tribeca Film Festival 2019 celebra música e os anos 90

Veja os destaques do evento que começa nesta quarta-feira (24.04)

by redação bazaar
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por Miriam Spritzer

Estreia nesta quarta-feira (24.04) o 18º Festival de Cinema de Tribeca, um dos principais festivais dos Estados Unidos que começou como um projeto do ator Robert de Niro, em 2001, para revitalizar o bairro que havia sido extremamente prejudicado após os atentados de 11 de setembro.

SIGA A BAZAAR NO INSTAGRAM

A grande missão do festival é dar espaço e voz a novas vozes do cinema, gerando assim recordes de novos diretores e mulheres cineastas participando de suas grandes competições. Muitos atores famosos de Hollywood fazem a transição de interpretação para direção dentro do circuito do festival.

Katie Holmes e Jennifer Morrison tiveram suas primeiras produções lançadas edições recentes do festival. E este ano quem apresenta um primeiro trabalho de direção é Christoph Waltz com o filme “Georgetown”.

Apesar de não seguir tema específico, há sem dúvida um maior destaque em produções que celebram música. Tanto a abertura quanto o fechamento do festival são sobre música, e além destas produções mais outras vinte-e-sete terão sua estreia no festival.

O filme de abertura é o “The Apollo”, um documentário sobre o teatro do Harlem em Nova Iorque que lançou a carreira de Ella Fitzgerald, Billy Holliday, Stevie Wonder, Donna Summer, Jackson 5, Lauryn Hill e Mariah Carrey.

O fechamento do festival celebra a música com o filme “Yesterday”, uma comédia romântica sobre um mundo hipotético que se esqueceu dos Beatles, estrelado por Lily James e Himesh Patel e participação especial de Ed Sheeran.

A década de 90 também é o tema de algumas das principais atrações do festival. Entre elas, os aniversários de produções históricas como a série “Os Simpsons”, os filmes “Caindo na Real” e “Digam o Que Quiserem” e o lançamento do documentário “I Want My MTV”, sobre o canal que trouxe a música para a televisão.

Além destas celebrações o festival conta com a participação do ator Michael J Fox, dos filmes “De Volta ao Futuro”, que dará uma palestra sobre sua carreira e cinema. Além de Fox, os outros palestrantes do festival são Martin Scorcese, Guilherme del Toro, Robert de Niro e Michael Douglas.