Foto: Reprodução

A partir do dia 06 de julho, o  Victoria and Albert Museum, em Londres, recebe uma exposição que mostra como a moda e a arte podem caminhar juntas.

O evento faz parte do projeto da Harper’s Bazaar UK, em parceria com o British Fashion Council, intitulado The BFC/Bazaar Fashion Arts Foundation. A colaboração existe desde 2010 e visa estimular a criatividade dos designers ao seu grau máximo.

De olho no ano olímpico, as empresas decidiram fazer algo que pudesse ser compartilhado com o grande público. Daí surgiu a ideia da exposição, que tinha como premissa celebrar a colaboração criativa entre artistas e designers e, em seguida, trazer à tona a visão artística dos co-autores sobre um determinado tema.

Entre as obras, pode-se conferir um macacão de corrida com correntes – impossível de ser usado -, de lycra, desenvolvido pelo premiado Giles Deacon e Jeremy Deller. Já Mat Colishaw criou imagens fotográficas de insetos e borboletas que enfeitam as tradicionais pedras preciosas do estilista Matthew Williamson.

Gavin Turk juntou-se a Hussein Chalayan com o objetivo de criar uma faixa de áudio de quatro minutos. A foto acima é uma coleção de serigrafias feita por Jonathan Saunders e Jess Flood Paddock.

Além disso, será possível conferir esculturas, obras de design gráfico e soundscapes, desenvolvidos por personalidades da moda e arte, especialmente para o evento.

Segundo o escritor Iain R Webb, não houve limite para a criatividade e a mostra é uma grande celebração a criatividade britânica. Quem estiver pela capital no período, vale a pena se programar.