A sexta-feira chegou e, se você está procurando uma dica de filme para aproveitar no fim de semana, a Bazaar separou uma dica imperdível: o documentário “The Rolling Stones: Crossfire Hurricane”. Dirigido por Brett Morgen, a produção de 2012 acompanha os primeiros anos da banda – que anunciou, nesta semana, uma turnê em 2024 – até 1981, contando essa parte da história da Rolling Stones por meio de um extenso arquivo (boa parte inédito) e uma entrevista concedida pelos membros do grupo nas comemorações de seus 50 anos.
Ao acompanhar esse período, o documentário expõe momentos marcantes das duas primeiras décadas do grupo – da formação (ainda com Brian Jones) ao auge do sucesso, no fim dos anos 1970. “The Rolling Stones: Crossfire Hurricane” discute como a mídia os comparava com os Beatles; a agressividade e histeria de alguns fãs; a prisão de Mick Jagger e Keith Richards; a contribuição musical de Jones, que diminuiu ao longo de sua carreira devido ao uso excessivo de drogas, e sua saída da banda; a estreia de Mick Taylor no show dos Rolling Stones em homenagem a Jones (que morreu duas semanas depois de deixar o grupo); o autoexílio da banda, para fugir de impostos, e a criação de um de seus maiores sucessos, o álbum “Exile on Main St”; a saída de Taylor e a estreia de Ronnie Wood; e a prisão de Richards, por posse de heroína no Canadá, e sua decisão de ficar sóbrio para garantir o futuro da banda.
A montagem frenética de som e imagem faz jus ao título do documentário e ao estilo da banda. As entrevistas são feitas fora das câmeras, com os áudios sobrepostos ao rico material em vídeo. Na contramão das produções que se isentam de temas sensíveis, o uso de drogas é abordado com incomum franqueza.
Ficou curioso para assistir à obra e conhecer mais da história da banda? “The Rolling Stones: Crossfire Hurricane” está disponível no CurtaOn, plataforma de streaming do Canal Curta.