Roger Vivier para Christian Dior - Foto: reprodução
Roger Vivier para Christian Dior – Foto: reprodução

O museu londrino Victoria & Albert receberá em 2015 a mostra Shoes: Pleasure and Pain, (traduzido para o português Sapatos: Prazer e Dor). A exposição, que conta com mais de 200 pares históricos e contemporâneos, irá mostrar o poder dos sapatos ao redor do mundo, sendo que muitos deles serão mostrados pela primeira vez ao público.

‘Invisible Naked Version’ de Andreia Chaves, criado em 2011 - Foto: reprodução
‘Invisible Naked Version’ de Andreia Chaves, criado em 2011 – Foto: reprodução

“Os sapatos são um dos aspectos mais reveladores de um vestido”, disse Helen Persson, curadora da exposição. “Bonitos, objetos esculturais, eles também são poderosos indicadores de gênero, status, identidade, gosto e até preferencia sexual. Nossa escolha de um sapato pode ajudar a projetar uma imagem de quem queremos ser” complementou.

Chopines de Veneza, na Itália, datado de 1600 - Foto: reprodução
Chopines de Veneza, na Itália, datado de 1600 – Foto: reprodução

Apresentada em dois andares a expo será dividida em três seções, são elas: transformação, sapatos que fazem parte de lendas e folclores ao redor do mundo; status, que irá explorar como impraticável, mas belos sapatos passaram a representar privilégio; e sedução, mostrando sapatos que representam uma expressão de poder sexual ou fonte de prazer. A mostra começa no dia 13 de junho de 2015 e fica exposta até 31 de janeiro de 2016. Must visit!

Sapato de casamento indiano, datado de 1800 - Foto: reprodução
Sapato de casamento indiano, datado de 1800 – Foto: reprodução